Fundo de reserva em condomínios é importante em toda gestão
21 de outubro de 2019
3 passos para escolher uma boa administradora de condomínio
25 de outubro de 2019

Vazamento de água em condomínios deve ser resolvido para evitar desperdícios

Problemas como o vazamento de água em condomínios ou a existência de infiltrações podem gerar muita confusão entre os moradores, além de representarem dores de cabeça para os administradores, síndicos e todos os envolvidos.

Esse “pesadelo” ocorre por diversos motivos, mas uma coisa é certa: ele provoca transtorno para os moradores, sobretudo na hora de definir quem será o responsável pelos consertos e gastos envolvidos.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais informações sobre o tema. Vamos ajudar você a solucionar eficientemente qualquer vazamento de água em condomínios. Boa leitura!

Como identificar o vazamento de água em condomínios?

Na maioria das vezes, quando acontecem problemas no encanamento de uma unidade, os reflexos podem ser sentidos no apartamento de baixo. Contudo, a principal razão é que os vazamentos são mais difíceis de serem detectados em um condomínio.

O ramal (ou encanamento horizontal) é de responsabilidade dos condôminos, e o coletor (ou encanamento vertical) é de responsabilidade do próprio condomínio. Assim, os vazamentos são tão problemáticos porque pode parecer que eles estão em um determinado lugar quando, na verdade, estão em outro.

Isso para não mencionar que a água pode vazar entre as divisões e as paredes, prejudicando diferentes moradores e, até mesmo, um bloco inteiro. Nesse sentido, então, identificar e solucionar o problema não pode ser feito sem recorrer a um auxílio profissional e sem dispor dos equipamentos necessários.

Entre os sinais que merecem atenção, destacam-se:

  • Manchas no forro;
  • Goteiras;
  • Reboco umedecido e fácil de tirar;
  • Paredes fofas;
  • Tintas com bolor, mofo ou bolhas;
  • Manchas nas paredes.

Sem embargo, a maior dificuldade consiste em identificar a origem do vazamento. Afinal, como saber se as manchas de umidade vêm deste ou daquele apartamento? Com efeito, não é nada fácil descobrir. Sendo assim, é altamente recomendável contratar profissionais especializados.

Como procurar por vazamentos?

Para detectar os vazamentos, é necessário uma empresa com funcionários especializados em utilizar os melhores equipamentos. No caso de vazamentos em uma tubulação de água limpa, por exemplo, é preciso utilizar aparelhos geofones.

Tais aparelhos são empregados para detectar o vazamento de água, funcionando, assim, com processos semelhantes aos do ultrassom, por meio dos quais os sons são amplificados.

O grande benefício desse tipo de identificação refere-se a evitar a quebra de paredes. Isso impede outra desagradável dor de cabeça a todos os moradores). O geofone representa a implementação de um método extremamente preciso, rápido e seguro. É, portanto, ideal para quaisquer situações.

Como identificar vazamentos de esgoto no condomínio?

Se o vazamento de água em condomínios, por si só, representa um grande problema, a situação fica ainda pior quando o vazamento ocorre no esgoto. Um dos maiores complicadores é, justamente, a necessidade de resolver urgentemente o vazamento.

Sua procura é feita, geralmente, por meio de uma inspeção por vídeo. Ela é realizada a partir da colocação de um cabo dotado de uma câmera no interior da tubulação, a fim de tentar encontrar a quebra ou rachadura.

Esse serviço permite identificar precisamente o motivo do vazamento de água em condomínios sem, para isso, necessitar quebrar ou destruir as construções envolvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *