Contato seguro no condomínio em época de COVID-19: como proceder?
7 de maio de 2020
Taxas de condomínio: quem paga por elas?
13 de maio de 2020

Quais as vantagens do fundo de reserva para o condomínio?

Quais são as vantagens do fundo de reserva para o condomínio? Para entender as vantagens, é preciso saber do que se trata esse fundo de reserva.

O que é fundo de reserva?

O fundo de reserva se trata de uma poupança, uma reserva de dinheiro para resguardar o condomínio em situações de emergência.

Exemplos: aparece uma rachadura em um prédio, ocorre um episódio de enchente, um muro cai, o teto da garagem é levado pela chuva, etc.

Diante dessas situações inesperadas, necessita-se fazer um investimento de manutenção para garantir segurança e conforto a todos os condôminos.

Para não precisar obter recursos de última hora, é cobrado junto à taxa de condomínio um valor destinado à formação do fundo de reserva.

No boleto de cobrança, sob uma administração transparente, o valor do fundo deve vir especificado como “Fundo de reserva”, do mesmo modo que as despesas como água, luz e IPTU devem vir notificadas como “Taxa ordinária”.

Em caso de custeio de reformas e outras manutenções, devidamente aprovadas em assembleia, os valores devem constar como “Taxa extra”.

Vantagens do fundo de reserva para o condomínio

Quais são as vantagens do fundo de reserva para o condomínio? A primeira delas é a questão de evitar sufoco em situações de emergência.

Acidentes, incêndios e outros problemas graves necessitam de ações rápidas para normalizar a situação e evitar a propagação de outros problemas.

O fundo de reserva garante que providências sejam tomadas, sem exigir tantos gastos inesperados aos condôminos.

Melhorias no prédio

O fundo de reserva pode ser aplicado para promover melhorias no prédio, como a pintura de uma parede, a fachada, melhorias no salão de festa, em áreas comuns ou na piscina.

No entanto, o uso desse dinheiro para tal fim deve receber aprovação da assembleia.

Abatimento da taxa condominial

Outra das vantagens do fundo de reserva para o condomínio é que ele pode ser utilizado para abater a taxa de condomínio dos moradores.

Isso significa que, ao invés dos condôminos precisarem arcar com a despesa da taxa, o fundo fica responsável por cobrir esses gastos.

Quanto será esse abatimento e, principalmente, por quanto tempo cobrirá os gastos mensais, dependerá da soma a ser empregada e do tamanho do valor arrecadado.

Tal aplicação, contudo, também deve passar por votação na reunião condominial.

Aquisições específicas

O prédio necessita de investimentos em algumas áreas para fornecer mais conforto e segurança aos seus moradores como, por exemplo, um elevador, câmeras de segurança e equipamento de academia?

O fundo de investimento pode ser utilizado para realizar novas aquisições. Como esses itens citados normalmente necessitam de grande investimento, a aplicação do fundo é interessante para evitar prejuízos graves às finanças do condomínio.

Aplicação em caderneta de poupança

É importante garantir que o valor arrecadado não seja desvalorizado com o passar do tempo. Por isso, uma saída é aplicar esse dinheiro em uma caderneta de poupança ou em algum fundo de investimento que permita que o dinheiro seja resgatado a qualquer momento.

Gostou deste conteúdo sobre as vantagens do fundo de reserva para o condomínio? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença! Acesse o site da ASC Service e saiba mais sobre nossas soluções condominiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *