Registro das atas das assembleias é obrigatório? Entenda
15 de julho de 2020
É permitido fazer obras durante a pandemia?
21 de julho de 2020

Trabalhar em casa durante a pandemia é possível? 5 dicas de home office

Por conta da pandemia do novo coronavírus que o mundo está enfrentando, muitas empresas foram obrigadas a mandar os trabalhadores para casa, adotando a modalidade de home office. Contudo, muitas ainda estão se adaptando a esse novo formato. Afinal, trabalhar em casa durante a pandemia é possível?

Apesar de desafiador, é possível criar uma rotina de home office produtivo dentro de casa. Mesmo que você more com outras pessoas, em um lugar não tão sossegado e sem muitas regras de convivência, dá para estabelecer algumas práticas que vão ajudá-lo a trabalhar de casa.

5 dicas que comprovam que trabalhar em casa durante a pandemia é possível

Defina um ambiente de trabalho

Dentro de casa, pode ser que você não tenha um lugar específico para trabalhar. Se esse for o caso, escolha um local e determine que aquele sempre será o seu espaço de home office.

Caso você esteja dividindo a casa com outras pessoas, tente selecionar uma área que esteja afastada da rotina doméstica. A cozinha, por exemplo, não é um bom lugar para se trabalhar por conta do barulho.

Estabeleça uma rotina

Nessa época de pandemia, todos nós precisamos adotar boas práticas para prevenir a contaminação do coronavírus. No caso do trabalho remoto, algumas rotinas também precisam ser estabelecidas para facilitar o trabalho em casa.

Uma dica é demarcar os limites entre trabalho e descanso. Converse com a sua família e gestor e estabeleça o horário de trabalho, de refeições, de pausas, etc.

Faça pausas regulares

Como foi dito acima, a rotina precisa compreender períodos de pausa. É essencial que o trabalhar que adotou o home office se organize para fazer pequenos intervalos durante o dia, além de separar uma hora para as refeições (almoço ou jantar).

Por isso, faça pausas rápidas, de 10 minutos, pelo menos duas vezes entre o início do trabalho e o almoço, e outros dois intervalos no período da tarde.

Utilize as ferramentas certas

Você provavelmente já está utilizando diversos softwares de videoconferência e chamadas em grupo. Entretanto, há ferramentas úteis que podem ajudar na rotina do dia a dia, como timers, organizadores de tarefas, calendários e muito mais.

Pesquise por programas que possam ajudar em sua rotina e comece a utilizá-los para ver a sua produtividade aumentar aos poucos.

Combine regras com os moradores da sua casa

Ao começar a trabalhar em casa, deixe muito claro com as pessoas com quem você mora – de uma forma clara e educada – que você possui necessidades e compromissos a serem cumpridos nesse novo regime.

Para aqueles que têm crianças em casa, é essencial ter uma conversa em família para estabelecer regras e horários de silêncio dentro de casa.

Sim, trabalhar em casa durante a pandemia é possível!

Trabalhar em casa durante a pandemia é difícil, mas não é impossível. Seguindo as dicas acima, o trabalho home office pode ser realizado sem prejuízos! Você tem alguma outra dica para compartilhar?

Nós, da ASC Service, também estamos lutando para nos adaptar a essa nova rotina e mostrar que trabalhar em casa durante a pandemia é possível. Se você tiver alguma dica adicional que pode ajudar aqueles que adotaram o home office, compartilhe conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *