Encontrar síndico corrupto nos condomínios é algo que infelizmente pode acontecer, mesmo sendo uma parcela pequena quando comparada ao número de síndicos que realizam excelentes trabalhos nos seus condomínios.
Se o síndico do seu condomínio tem uma conduta suspeita, saiba que é possível tomar algumas precauções tanto para confirmar as suspeitas quanto para afastar essa pessoa da gestão do seu condomínio.
Nos próximos parágrafos vamos explicar melhor como identificar um síndico corrupto nos condomínios e quais providências tomar nesses casos.
Basicamente, o síndico é a aquela pessoa que foi eleita pelos moradores do condomínio por meio de uma votação realizada durante assembleia.
Após eleito, o síndico passa a representar e defender os interesses da maioria dos moradores do condomínio, tanto nas questões judiciais como extrajudiciais durante o mandato, assim como garantir o bom funcionamento de todo o condomínio.
As principais funções do síndico são:
Essas funções podem ser acrescidas a outras, dependendo das necessidades e particularidades de cada condomínio.
Por mais que a maioria dos síndicos, sejam eles moradores ou profissionais contratados, realize a função de maneira totalmente honesta, observar alguns pontos pode ajudar a identificar um síndico corrupto nos condomínios:
Se o síndico do seu condomínio tem esse tipo de comportamento, pode ser uma boa ideia prestar mais atenção para que não ocorra nenhum tipo de surpresa desagradável.
Mesmo quando a presença de um síndico corrupto nos condomínios é identificada por parte dos moradores, quando ele ainda conta com apoio da maioria dos condôminos, a sua destituição pode ser um pouco mais complicada.
Se a maioria dos moradores está convencida de que o síndico tem uma conduta suspeita e decide por retirá-lo do cargo, o primeiro passo é a convocação de assembleia com esse fim.
Nessa assembleia, é necessário contar com as assinaturas de, pelo menos, 1/4 dos condôminos, ou que a maioria simples dos moradores concorde com a retirada do atual síndico de suas funções.
Em casos mais complexos como, por exemplo, quando é constatado o desvio de dinheiro, pode ser necessário a realização de auditorias e ações judiciais.
A presença de um síndico corrupto nos condomínios fez com que, nos últimos anos, as alternativas de empresas especializadas na administração de condomínios crescessem muito.
Em um condomínio pequeno, talvez não seja necessária a contratação de uma empresa especializada, mas em grandes condomínios, essa pode ser a melhor alternativa para acabar com o problema de síndicos corruptos.
A cada dia surgem novos condomínios em todos os cantos do Brasil e por isso a administração desse tipo de empreendimento é cada vez mais importante.
Se você identificou algum item mencionado nesse artigo na conduta do seu síndico, talvez seja o momento de procurar explicações, e caso elas não sejam satisfatórias, pode ser a hora de uma nova assembleia.