Condomínio edilício mescla espaços coletivos e individuais
7 de fevereiro de 2020
Gestão de prioridades no condomínio: dicas de boas práticas
13 de fevereiro de 2020

Segurança contra incêndios deve ser levada a sério nos condomínios

Sem dúvida, a segurança contra incêndios é um assunto crítico e de extrema importância em ambientes residenciais ou empresariais, como condomínios. Afinal, muitas pessoas que vivem próximas umas das outras aumentam significativamente a chance de acidentes e outras condições que podem causar incêndio.

Isto é, um incêndio em seu apartamento afeta não apenas você, mas também muitos de seus vizinhos de condomínio. Mesmo um pequeno incêndio controlado pode resultar em danos por fumaça nas unidades vizinhas. É por isso que a segurança contra incêndios é um tema que não pode ser negligenciado por moradores e síndicos.

Por exemplo, o AVCB (sigla para Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) consiste em um documento que assegura que um lugar fechado (como um condomínio) está em dia com as normas de segurança contra pânico e incêndio. Isto é, estar de acordo com esse documento garante que o condomínio corresponde às leis de segurança. Assim, leva tranquilidade tanto para moradores quanto para síndicos.

Confira abaixo algumas medidas que você deve tomar para garantir a segurança contra incêndios no condomínio!

Segurança contra incêndios

Instalar e monitorar detectores de fumaça

A dica mais eficaz de segurança contra incêndios para condomínios é impedir o início de incêndios. Em suma, uma das melhores maneiras de fazer isso é instalar detectores de fumaça.

Instale detectores de fumaça e detectores de monóxido de carbono no condomínio. Além disso, teste esses dispositivos regularmente e coloque baterias novas anualmente. De fato, trocar as baterias a cada seis meses é ainda mais ideal.

Notifique o síndico se os detectores estiverem emitindo um sinal sonoro e precisarem de baterias novas.

Atualize seu sistema de segurança contra incêndios

Deve-se sempre aproveitar a tecnologia para tornar seu condomínio à prova de fogo ou pronto em caso de incêndio.

Embora muitos condomínios já estejam equipados com detectores de fumaça e incêndio, é melhor ter seu sistema de segurança contra incêndios sempre moderno e atualizado. Assim, ele pode até mesmo ser monitorado quando você não estiver no condomínio.

Verifique os equipamentos regularmente

De fato, é de suma importância verificar os equipamentos de vez em quando para se certificar de que eles ainda estão funcionando. Os detectores de fumaça a pilhas, por exemplo, devem ser testados pelo menos uma vez a cada três meses.

Conheça e pratique procedimentos de emergência de incêndio

Sem dúvida, saber o que fazer em caso de incêndio é outro elemento crítico da segurança contra incêndios em apartamentos e condomínios.

Ou seja, descubra onde estão os alarmes de incêndio manuais em seu prédio e saiba como ativá-los, se necessário. Localize as saídas mais próximas ao seu apartamento e saiba como chegar até elas. Conscientize os moradores sobre as medidas que devem ser tomadas em caso de acidente. Entenda e pratique os procedimentos de evacuação de incêndio do seu prédio, garantindo um maior preparo e segurança contra incêndios.

Considerações finais

Com a segurança contra incêndios em dia, moradores e síndicos podem se sentir protegidos e sossegados. É para isso que a ASC Service trabalha: para prover mais qualidade aos condomínios. Conheça nossos serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *