Como fazer e aprovar a previsão orçamentária para o próximo ano
26 de dezembro de 2018
Monitoramento em tempo real: o guarda oculto do seu condomínio e empresa
15 de janeiro de 2019

Quero me candidatar a síndico na próxima assembleia: como devo me preparar?

Quer saber como se candidatar a síndico? Tudo o que você precisa saber está aqui. Afinal, como todo condomínio tem que ter um, neste artigo vamos dar dicas sobre o perfil necessário e requisitos exigidos para se candidatar à vaga.

Seja um profissional especializado ou um morador local, o síndico é responsável por administrar e representar todos os negócios e interesses do condomínio, seja na esfera civil como também na criminal.

No caso de você ser um morador interessado em se candidatar a síndico e desejar exercer a função, é comum ter várias dúvidas sobre como se candidatar ao cargo de próximo responsável por toda a administração do local onde mora.

Entretanto, até mesmo alguns profissionais podem não estar totalmente preparados para se candidatar a síndico. Mas fique tranquilo e vem com a gente conferir algumas sugestões que podem deixá-lo mais próximo de se eleger o novo síndico da área.

Dicas para você se tornar síndico

1º passo: o perfil

Antes de mais nada, é vital que você acredite ter as qualidades de síndico e esteja disposto a investir seu tempo dedicando-se à rotina que esse cargo exige.

Afinal, ao se candidatar a síndico, o papel vai exigir várias responsabilidades, como zelar pela área e instalações do condomínio, saber mediar conflitos e também manter uma convivência sadia entre todos os moradores.

Você certamente estará mais próximo do cargo se tiver espírito de liderança, muita disponibilidade e conhecimentos requeridos sobre gestão condominial.

2º passo: proatividade

Bateu o perfil? Então, além disso e de muita disposição, é vital que você participe das todas as reuniões e assembleias. Essa presença o tornará mais conhecido por todos e fortalecerá o apoio para você se candidatar a síndico.

Além do mais, é essencial que sua participação nesses eventos seja ativa. Procure dar ideias e opiniões sempre propondo o que é melhor para o condomínio e seus moradores.

3º passo: efetive sua candidatura

Depois de mostrar interesse no bem-estar geral, chegou a hora de você se candidatar a síndico! Para isso, verifique com a administração do condomínio ou com a administradora quando será a assembleia para eleger a nova administração.

É nesse momento que você apresenta e efetiva a sua candidatura.

4º passo: suas propostas

Como em toda eleição, para você se candidatar a síndico, aqui a sua candidatura também precisará ser apresentada. Durante a pauta de eleição, assim como todos os demais, disserte sobre suas propostas e como será sua futura gestão aos moradores.

Seja claro. Pois nesse momento você precisa fazer os condôminos entenderem suas propostas para a melhoria do condomínio.

5º passo: a votação

O dia da votação é definida de acordo com a assembleia, podendo ser fechada ou aberta. E, como nem todos os condôminos podem estar presentes, não há um quórum qualificado. Assim, a definição é tomada sempre pelo voto da maioria dos presentes.

6º passo: parabéns pela vitória

Se tudo deu certo, você é próximo síndico do condomínio! Agora é sua a tarefa de administrar seu condomínio da melhor forma possível e, em até dois anos, executar tudo o que propôs.

Para ajudar a começar bem, estude a gestão atual e resolva todas as pendências antigas do condomínio, a fim de garantir elogios e realizar uma gestão de alto nível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *