Quais os principais itens de acessibilidade nos condomínios?
12 de outubro de 2020
Manutenção do ar condicionado: como e quando fazer?
16 de outubro de 2020

Quem paga as dívidas do condomínio em leilões de apartamento?

Uma dúvida que surge para a maioria interessada no assunto: quem paga as dívidas do condomínio em leilões de apartamento?

Certamente a compra de apartamentos em tal condição é vantajosa, desde que, claro, em bom estado de conservação.

Os valores são estipulados por determinação judicial, seguindo perícia técnica e voltados para serem atrativos e, assim, despertar o interesse do maior número de pessoas possível, pois a principal meta não é realizar o melhor negócio em termos de lucratividade, mas garantir a venda para que os que têm valores a receber obtenham o que é deles por direito.

A situação de um prédio que é posto para venda em leilão geralmente está relacionada a complicações financeiras de seu dono. Este pode ter contraído dívidas muito grandes, as quais não consegue pagar. Tais dívidas podem ser relacionadas ao prédio ou não.

As pessoas para as quais devem, naturalmente, não querem ficar no prejuízo e recorrem aos recursos disponíveis para assegurar o recebimento do dinheiro.

O caso acaba parando na justiça e o juiz, constatando que a parte devedora de fato não tem condições financeiras de arcar com os débitos, decide pela penhora de bens para se chegar ao valor de quitação das dívidas.

Os bens podem incluir desde carro a apartamento. Esse é apenas um dos casos, há outras possibilidades, mas certamente esse é o mais recorrente e ilustrativo.

No entanto, como não se trata de um apartamento usual, costuma despertar algumas dúvidas. A principal, sem dúvida, é: quem paga as dívidas do condomínio em leilões de apartamento?

Quem paga as dívidas do condomínio em leilões de apartamento?

O negócio pode parecer tão bom, prédio em boas condições, boa localidade e preço tão camarada, que é natural desconfiar, pois como diz a velha máxima: “o barato pode sair caro”.

A fama do brasileiro também não é das melhores quando se trata do comércio.

Nesse caso, para quem se questiona sobre quem paga as dívidas do condomínio em leilões de apartamento, certamente o receio maior é: “Vou ter que pagar o valor do leilão, mas no futuro terei que arcar com eventuais dívidas que podem ser até maiores que o preço que paguei inicialmente?”.

Será que essa suspeita tem fundamento?

É você quem paga!

Sim, você, mas a boa notícia é que você não vai “perceber”. Na verdade, o comprador arca com essas dívidas, mas elas já são inclusas na matemática do valor de leilão.

Explica-se: o objetivo do leilão é repassar o valor obtido para os que têm direito de receber os valores da dívida. Portanto, ao pagar pelo imóvel no leilão, já se estará pagando as dívidas e isso inclui IPTU, taxa de condomínio em atraso, etc.

Porém, há casos em que realmente é preciso pagar débitos de forma adicional. Esses são mais raros, porque só ocorrem quando a dívida é tão elevada que o valor de venda do leilão não consegue cobri-la.

Conheça a ASC Service

Precisando de um upgrade na administração do seu condomínio, de soluções mais modernas para acelerar o atendimento, gerenciar funcionários e informações? A ASC Service tem as soluções e melhorias de que você precisa.

Esperamos ter ajudado você a entender quem paga as dívidas do condomínio em leilões de apartamento. Então, entre em contato conosco e solicite uma proposta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *