Como se prevenir do Coronavírus no condomínio?
10 de março de 2020
Como agir diante de uma infiltração no condomínio?
13 de março de 2020

Qual a função de um zelador? Descubra aqui!

Muito se fala dos direitos e deveres de um zelador, mas você sabe qual a função de um zelador? De fato, na correria cotidiana, muitas vezes não nos damos conta de que ele está presente, seja nas áreas comuns de convivência, nos corredores ou na portaria. Por passar muitas vezes despercebidos, muitos moradores de condomínio desconhecem qual a função de um zelador. Ficou curioso para descobrir? Nós explicamos tudo!

Qual a função de um zelador?

Em suma, a função do zelador consiste em fiscalizar, além de garantir que o condomínio esteja em perfeito funcionamento. Por exemplo, cabe ao zelador ter contato diretamente com o síndico, auxiliando em atividades de fins administrativos. Além disso, é ele que soluciona aqueles probleminhas inconvenientes e rotineiros que ocorrem nos edifícios.

Ou seja, embora muitos não saibam qual a função de um zelador, ele permanece sendo um dos funcionários importantes e principais para o funcionamento adequado de um condomínio. Afinal de contas, ele não faz apenas o papel de braço direito do síndico, como também assegura que tudo funcione corretamente e em perfeita harmonia.

O que é necessário para ser zelador?

Primeiramente, engana-se quem pensa que essa é uma tarefa simples. Seja qual for a função de um zelador em um condomínio, ela sempre exigirá tempo, dedicação e, sobretudo, respeito. Como o próprio nome explica, a profissão de zelador consiste em zelar pelos moradores e pelo condomínio em geral.

Isto é, ele é encarregado pela manutenção básica e pela fiscalização das áreas compartilhadas e de lazer. Além disso, também cabe a essa profissão realizar a coordenação da equipe de funcionários, bem como a equipe de segurança, limpeza, etc.

Na categoria de braço direito dos síndicos, a função do zelador é garantir que haja no condomínio uma boa comunicação e convivência entre todos os envolvidos. Além disso, é também tarefa dele notificar os proprietários e inquilinos referentes às reformas e obras em desenvolvimento no local.

Qual a função de um zelador e quando os moradores devem recorrer a ele?

Para você entender melhor qual a função de um zelador, separamos as tarefas principais e mais recorrentes desse profissional do condomínio:

  • Fiscalização do uso de áreas de convivência comum e lazer entre visitantes e inquilinos do condomínio;
  • Verificação do funcionamento de instalação hidráulica e elétrica do condomínio, bem como demais aparelhos cujo uso é comum;
  • Zelar pela boa convivência e sossego no condomínio de acordo com a convenção e regimento interno;
  • Gestão de pessoas;
  • Distribuição de tarefas de limpeza e faxina diária do condomínio;
  • Fiscalização do bom andamento dos funcionários em geral;
  • Repassar à empresa de administração ou ao síndico qualquer irregularidade que ocorrer;
  • Realização do treinamento dos funcionários novos;
  • Supervisão de obras e reformas ocorridas no condomínio.

Em suma, essas são as principais tarefas que correspondem à qual a função de um zelador no condomínio. Se você quiser saber mais sobre assuntos pertinentes ao tema, acesse o site da ASC Service e saiba mais sobre nossos serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *