Aumentar a participação dos condôminos nas assembleias com essas 5 dicas
5 de outubro de 2018
Como funciona a lei do silêncio no condomínio?
15 de outubro de 2018

Posso alugar garagem do condomínio para pessoa que não mora nele?

Alugar garagem do condomínio é sempre um assunto que rende polêmica entre os moradores e a administração. Afinal, como isso pode ser regulamentando? Existem regras que delimitam estas relações?

Totalmente comum entre os próprios moradores, nasceu uma nova questão: o aluguel para quem não morava no espaço. Seria correto permitir que alguém de fora deixasse o carro na vaga e fosse desempenhar outras atividades?

Adiantamos que sim, muitos prédios permitem que essa prática possa ser realizada. Mas a verdade é que tudo depende de como o regulamento interno define. Moradores podem se mobilizar para combinar uma resolução diferente neste caso.

Se você possui uma vaga, o primeiro passo é se certificar de todas as regras aprovadas pela administração. Só assim você poderá começar a negociar com um interessado em sua vaga.

Detalhes importantes sobre alugar garagem do condomínio

A administração pode passar todas as regras vigentes, mas lembre-se: não é função dela intermediar qualquer tipo de negociação.

Mesmo que ela permita a locação de vagas, não fará parte do trabalho dela conseguir um interessado em seu espaço. Você é quem vai precisar procurar interessados internos e externos, se for o caso.

Porém, o síndico, juntamente com todo o corpo administrativo, não fica totalmente fora do processo de alugar garagem do condomínio. Detalhes como o contrato vigente entre as duas partes e os dados do inquilino devem ser repassados.

É importante lembrar que a pessoa interessada vai frequentar o espaço comum do condomínio praticamente todos os dias e, dessa forma, precisa ser identificada.

Caso algum problema impeça a continuação do contrato de forma harmônica, o condomínio também pode ser avisado.

Isso também vale para pequenas quebras de regra por conta do inquilino, como estacionar fora dos limites ou atrapalhar o fluxo de carros dentro do estacionamento. Como o morador corre o risco de arcar com multas, é fundamental que as três partes estejam com a comunicação afiada.

Segurança

Outro fator fundamental na hora de alugar garagem do condomínio é a preocupação com a segurança. Por mais que seja um desconhecido, é importante ter convicção de que ele não trará problemas ao espaço.

É sempre importante fazer uma simples investigação sobre a pessoa, procurando por referências que possam atestar a boa índole e relacionamento.

Mesmo com toda a confiança possível como, por exemplo, alugar a vaga para um velho conhecido, algumas regras precisam ser claras.

O inquilino precisa ter regras. É fundamental delimitar a área de acesso dele dentro do condomínio, fazendo com que conviva dentro das áreas controladas pela administração. O certo é mantê-lo nas áreas comuns, facilitando a identificação.

Importância da administração profissional

Com profissionais bem preparados, será muito mais fácil manter a relação entre síndico, inquilino e morador. Profissionais experientes poderão delimitar as regras com sabedoria, facilitando a vida de quem está envolvido no processo de alugar garagem do condomínio.

Conheça todas as facilidades oferecidas pelo trabalho da ASC Service, empresa especializada na administração de condomínios. O objetivo é trazer não só tecnologia, mas também experiência para todos os processos necessários para um condomínio residencial, incluindo alugar garagem do condomínio.

2 Comentários

  1. […] Assim como em qualquer eleição, no pleito para escolher o presidente, os candidatos devem fazer suas propostas, visando sempre melhoria na moradia no condomínio. […]

  2. […] pode e deve procurar um advogado, a fim de realizar a ação de cobrança, a qual será movida pelo condomínio, tendo o síndico como […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *