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5 dicas para organizar a papelada do condomínio e reduzir a burocracia

Precisando de dicas para organizar a papelada do condomínio? Nós temos algumas que podem tornar essa atividade mais prática para você! De fato, essa pode não ser a tarefa mais empolgante, mas manter a papelada organizada é fundamental para garantir que o condomínio funcione sem problemas.

Sem dúvida, um sistema confiável para organizar a papelada do condomínio pode ser uma grande ajuda para preservar e localizar documentos importantes, além de aumentar a eficiência e fornecer transparência para os moradores.

Se a organização não é o seu ponto forte, não se preocupe. Basta seguir estas dicas simples e práticas para gerenciar facilmente sua papelada!

Dicas para organizar a papelada do condomínio

Saiba o que é mais importante

Pode parecer que todo documento é igualmente essencial, mas alguns são mais cruciais do que outros. Ou seja, mantenha a papelada mais importante em um local facilmente acessível, especialmente aqueles documentos que o condomínio precisa rever e conferir regularmente!

Crie pastas de arquivos

Em outras palavras, crie pastas para registros financeiros como, por exemplo, orçamento, demonstrativos financeiros e demonstrativos de cobrança).

Além disso, é importante separar os arquivos de contratos de fornecedores, garantias, registros de manutenção e comunicações do proprietário. Afinal, o conselho pode precisar consultá-los para orientação quando tiverem dúvidas ou precisarem resolver divergências.

Disponibilize documentos para os moradores

Sem dúvida, a transparência para com os moradores é indispensável em um condomínio. De fato, eles têm o direito de ver muitos dos documentos pertinentes ao local.

Demonstrações financeiras mensais e anuais são um dos tantos exemplos que podem ser citados nessa categoria. Assim sendo, garanta que esses documentos estejam facilmente acessíveis.

Mantenha a confidencialidade

Embora os moradores devam ter acesso a uma ampla variedade de informações, alguns documentos podem estar protegidos por leis aplicáveis. Por exemplo, documentos que fazem referência a negociações em andamento de contratos, questões de privacidade, estratégias de litígio, questões trabalhistas ou preocupações específicas sobre inadimplência podem ser protegidos para preservar a confidencialidade.

Apesar da reserva dos arquivos, as autoridades do condomínio ainda poderão manter os moradores informados enquanto mantêm a confidencialidade. Essa é uma dica importante para organizar a papelada do condomínio, pois separa a transparência daquilo que tem caráter privado.

Seja digital

Outra dica para organizar a papelada do condomínio é usar a tecnologia ao seu favor. Armários de arquivos cheios de papelada podem ocupar muito espaço e se tornar facilmente bagunçados, afinal. Ao invés disso, armazene documentos digitalmente para facilitar a manutenção e o acesso.

Você pode até digitalizar documentos em papéis existentes. Por exemplo, uma empresa pode configurar um sistema para digitalizar e arquivar documentos importantes que tornam seus registros pesquisáveis ​​e fáceis de localizar. Além disso, o condomínio pode ajudá-lo a implementar medidas de segurança apropriados para garantir a integridade dos registros.

Com um sistema eficiente, encontrar documentos importantes não causará mais dores de cabeça. Você verá melhorias na forma como o conselho do seu condomínio administra a papelada e evitará problemas devido a documentos extraviados.

Considerações finais

Gostou das nossas dicas para organizar a papelada do condomínio? Para conhecer nossos serviços de gestão e administração condominial, acesse nosso site e fale com um de nossos especialistas.

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