E-Social no condomínio e como ele pode mudar a rotina administrativa
13 de março de 2019
Tiroteio na escola em Suzano deixa crianças feridas. Quais medidas de segurança uma escola poderia ter para evitar este tipo de tragédia?
19 de março de 2019

O seu condomínio está regularizado quanto à prevenção de incêndio?

Como saber se o condomínio está com a prevenção de incêndio em dia, se está realmente protegido de uma eventual catástrofe como esta?

É primordial para todo bom síndico, bem como para todo administrador de um condomínio, conferir a segurança do prédio, se está tudo dentro dos critérios da lei, porque com segurança não se brinca. O país, infelizmente, nos últimos anos está repleto de casos em que tragédias ocorreram por falta de vistoria e instalações adequadas.

Tivemos o incêndio no centro da cidade de São Paulo, ocorrido em 1º de maio de 2018, iniciado no 5º andar de um prédio com 24 andares. Mais recentemente tivemos o trágico incidente no CT do Ninho do Urubu, do clube esportivo Flamengo, no Rio de Janeiro.

Só há um jeito de fazer prevenção de incêndio: obter todos os certificados previstos em lei para que o prédio seja considerado seguro, dentro das normas de segurança que reduz consideravelmente os riscos de eventos trágicos com fogo.

Mas que certificações são essas e o que é necessário para obtê-las? É o que discorrermos a seguir. Confira!

A importância do AVCB

Essa sigla se refere ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Trata-se de um documento expedido pelo departamento de bombeiros da cidade, certificando de que o local passou pelo teste de vistoria das normas de segurança contra incêndios e pânico.

Esse documento de prevenção de incêndio é a “cereja do bolo”, o prêmio final após cumprir uma série de etapas que são laureadas com as chamadas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs).

Para entender melhor: para ganhar o certificado AVCB, é preciso obter uma série de ARTs que atestam que o condomínio preencheu os requisitos para ser aprovado nos testes de segurança de setores específicos do local.

Essas anotações precisam ser renovadas periodicamente para que o condomínio continue garantido quanto a prevenção de incêndio.

Mas quais são essas ARTs?

As ARTs abrangem várias áreas e aspectos, todos necessários para garantir que o ambiente de fato está com a prevenção de incêndio em dia. Estão divididos em grupos, conforme você pode acompanhar a seguir.

Brigada de incêndio

É requisitado que haja um grupo de moradores devidamente instruídos sobre os procedimentos a se adotar em caso de propagação de incêndio e de aguardo da chegada do Corpo de Bombeiros.

Equipamento anti-incêndio

Diz respeito ao material básico de prevenção de incêndio, para lidar com o controle das chamas. Estamos falando de:

  • Extintores de incêndio;
  • Portas corta-fogo;
  • Hidrantes;
  • Sinalização de emergência.

Para se obter essa ART, é necessário que todo esse equipamento de prevenção esteja instalado e dentro da data de validade.

Laudo elétrico

Documento de prevenção de incêndio que verifica se as instalações elétricas do prédio estão em ordem, sem apresentar problema.

Gás

Verifica-se se há algum vazamento na tubulação de gás.

Para-raios

Medição sobre a resistência do aterramento do para-raios, recurso que visa garantir a proteção contra descargas elétricas. A vistoria é realizada a cada 6 meses.

Gerador

Verificação de prevenção de incêndio que analisa se o condomínio tem um gerador e se o mesmo está operante.

Obtenha os certificados sem esforço

Lembre-se que a prevenção de incêndio de seu condomínio só estará garantida ao conseguir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), após a concessão de uma série de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs).

Uma medida eficaz para conseguir obter toda essa documentação legal sobre as garantias de prevenção de incêndio no condomínio, sem dor de cabeça e de maneira rápida e prática, é contratar empresas especializadas em administração predial que tenham larga experiência com o assunto.

É o caso da ASC Service, que há mais de 20 anos atua com administração condominial. Vamos cuidar de toda a parte técnica para que o prédio seja aprovado pela vistoria e obtenha as certificações legais que garantem que o local conta com todos os requisitos de prevenção de incêndio.

Precisando desse serviço?

Entre em contato agora mesmo com a ASC Service e solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *