Fechamento remoto de portões é uma tecnologia importante para condomínios
28 de novembro de 2019
Cursos para síndicos: conheça 6 opções interessantes do mercado
5 de dezembro de 2019

O que faz uma administradora de condomínios?

Você sabe o que faz uma administradora de condomínios? Se você pensou que é a mesma coisa que o síndico, cometeu um engano.

Com o mercado de imóveis crescendo, é comum que mais pessoas adquiram casas e se interessem em entender mais sobre. Eles possuem funções que se complementam, mas são distintas. Se você quiser aprender mais sobre o assunto, confira abaixo!

O que é uma administradora de condomínios?

A administradora de condomínios é uma empresa contratada para lidar com os serviços dos síndicos e auxiliar em diversas outras funções.

Não precisa ser necessariamente uma empresa, mas também um autônomo. Ela pode cuidar desde partes como a documentação, até a orientação de moradores e muito mais.

A administradora de condomínios substitui o síndico?

De maneira alguma. Um administrador de condomínios pode executar diversas funções, mas não poderia tomar decisões sobre o condomínio. A principal função é auxiliar o síndico e nunca fazer o seu trabalho, inclusive são os síndicos (com o apoio dos moradores) que costumam contratar as administradoras de condomínio.

Mesmo nos casos em que a administradora tem a gestão do condomínio, o síndico deve supervisionar, portanto, uma administradora de condomínios não retira a função do síndico.

Afinal, o que faz uma administradora de condomínios?

Geralmente as atribuições envolvem funções de organização de documentos, lidar com finanças, apontar e corrigir problemas, mas isso pode variar de condomínio para condomínio e também de acordo com o tipo de gestão.

Abaixo você confere algumas das principais funções:

  • Cuida da contratação e pagamento de funcionários;
  • Cuida da cobrança de contas dos moradores, incluindo a função de imprimir boletos e, em alguns casos, até mesmo negociar, mas em última instância é o síndico que deve cuidar disso;
  • Lidar com problemas simples, como canos quebrados, pinturas, etc, além de casos pequenos de moradores, mas de maneira imparcial;
  • Gerenciar o fundo do condomínio para lidar com obras e construções;
  • Apresentar as despesas aos moradores e deixar bem claro como o condomínio foi gasto.

Em alguns casos a administradora de condomínios pode até advertir moradores, aplicar multas, cobrar, cuidar da expansão do condomínio, entre outras funções, mas a administradora nunca poderia tomar as decisões ou lidar com problemas mais graves, já que isso é função do síndico.

A administradora de condomínios nunca manda?

Existem alguns tipos de gestão diferentes. A mais comum é a cogestão, onde o próprio condomínio cuida de tudo por meio do síndico e a administradora se torna uma auxiliar, que é geralmente o que ocorre.

Mas também existem alguns casos onde a gestão do condomínio é totalmente feita pela administradora de condomínios. Nesse caso costuma ser sempre uma empresa, como a ASC Service, com toda a autoridade e obrigações que um síndico teria.

Mesmo nesses casos de gestão completa da administradora, o síndico poderia convocar reuniões e teria a função de supervisionar e verificar se a administradora está cumprindo sua função direito e repassar tudo para os moradores do condomínio.

Existe alguma vantagem na administradora de condomínios?

Inúmeras vantagens. Para condomínios muito pequenos, com poucos apartamentos e moradores, a contratação desse tipo de serviço geralmente não se faz necessária. No entanto, para todos os outros casos, a administradora de condomínios é a melhor ajuda profissional que se pode ter!

Confira abaixo as principais vantagens da contratação:

Vantagens

  • A administradora de condomínios vai cuidar das questões mais burocráticas e documentações, deixando o síndico livre para cuidar de casos mais importantes no condomínio;
  • A administradora pode cuidar de questões de moradores, reclamações, coisas quebradas e o que mais for acordado no contrato;
  • A transparência da documentação e o processo de repassar as despesas e o retorno aos moradores se tornam muito mais fáceis.

Contratando uma administradora

Agora que você já sabe o que faz uma administradora de condomínios, você pode conhecer os serviços da ASC Service. O nosso grupo é totalmente preparado para lidar com uma série de problemas de gestão em condomínios e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Acesse nosso site e conheça nossas soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *