Qual a postura do síndico diante de ocorrências ou suspeitas de violência doméstica no condomínio?
10 de junho de 2020
Aluguel atrasado durante a pandemia: diálogo é a melhor solução
19 de junho de 2020

Nova norma ABNT NBR 16747 de Inspeção Predial: veja o que muda

No dia 21 de maio, depois de anos de deliberações e estudos patrocinados pela Comissão de Estudo de Inspeção Predial, foi publicada a nova norma ABNT NBR 16747. Sem dúvida, um marco histórico para o setor predial, pois a inspeção de condomínios sofria até então com discrepâncias.

Não havia uma padronização geral, apenas conformidades com pontos cruciais, mas algumas particularidades seguiam critérios diversos que poderiam resultar em análises diferentes de prédios em condições iguais ou parecidas, mas em regiões diferentes.

Para acabar com essas disparidades, se ajuizou da necessidade de estabelecer uma norma técnica para ser seguida por todos, o que veio a se realizar com a publicação da nova norma ABNT NBR 16747.

O que é a nova norma ABNT NBR 16747?

A nova norma ABNT NBR 16747 é um documento que fornece diretrizes, conceitos, procedimentos e padrões relacionados à inspeção predial.

É um documento que preenche lacunas das diretrizes passadas baseadas nas normas do IBAPE.

Como o princípio é o mesmo, fornecer um guia completo, que atendas as principais necessidades e reivindicações de setores importantes do segmento, é visto por especialistas não como um novo conceito, mas uma evolução das normas que vigoravam até então.

O que muda na prática?

Ratificando: a nova norma ABNT NBR 16747 não se trata de um novo conceito, mas uma evolução. A implementação de uma metodologia universal. A padronização de todos os níveis de inspeção predial.

O que ela fez foi aplicar muitas das práticas que já vinham sendo adotadas e inseri-las dentro de um contexto que siga critérios claros.

Portanto, de modo geral, não houve grandes mudanças, e nem pode ser tratada como uma Lei. No entanto, muitas normas técnicas acabam ganhando esse status quando não há uma legislação específica sobre o tema.

Veja alguns aspectos importantes a seguir.

Mais técnicos

Com a nova norma, o Arquiteto ou Engenheiro que chefia a inspeção pode solicitar os serviços de outros técnicos para fazer complemento do laudo preliminar.

Documentação

Agora há uma lista de documentos sugerida a se apresentar no momento da inspeção. Condomínios que não têm em mãos documentos importantes sobre o prédio e projetos, portanto, devem ficar atentos:

  • Lista de documentos:
  • Licenças ambientais;
  • Alvarás de elevadores;
  • Outorga (ou licença) de poço profundo de captação e água;
  • Relatórios de limpeza de reservatórios de água.

A inspeção predial

O trabalho de inspeção predial é muito importante para assegurar as boas instalações de um edifício e prevenir problemas que ponham em risco a estrutura do imóvel e, consequentemente, de seus moradores.

Dessa maneira, se trata de uma avaliação global da edificação que observa pontos como seu estado de conservação e a conformidade da manutenção com as diretrizes estipuladas pelas normas técnicas.

Normalmente, a inspeção é feita por um Engenheiro ou Arquiteto, mas dependendo da complexidade do caso, pode ser necessária uma equipe multidisciplinar de profissionais habilitados.

Apoio na gestão administrativa

Deu para perceber que, com a nova norma ABNT NBR 16747, mais do que nunca, a parte administrativa precisará estar bem organizada e possibilitar acesso fácil a documentos importantes relacionados ao condomínio.

Uma forma de facilitar processos, arquivamento, preparação de relatórios com laudo de vistorias, serviços de contabilidade, entre outros aspectos importantes para gestão predial, é contar com os recursos de empresas como a ASC Service.

A ASC Service é uma prestadora de serviços condominiais. Fornecemos várias soluções no ambiente virtual, como geração de boletos para pagamentos e outros serviços, por meio de software que permite acesso aos principais dados para acompanhamento de gestão via internet. Saiba mais a respeito.

Gostou deste conteúdo sobre a nova norma ABNT NBR 16747? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio é muito importante para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *