Quem paga as dívidas do condomínio em leilões de apartamento?
14 de outubro de 2020
Condomínios inteligentes usam a tecnologia a seu favor
19 de outubro de 2020

Manutenção do ar condicionado: como e quando fazer?

Quando fazer a manutenção do ar condicionado? Somente um profissional pode fazer o serviço ou há situações em que você mesmo pode dar conta do recado? Caso sim, como fazer essa manutenção?

Prossiga na leitura para saber tudo a respeito desse assunto!

Por que fazer manutenção do ar condicionado?

Por que não deixar o aparelho em seu canto fazendo o seu trabalho e sem incomodá-lo com manutenções periódicas? Porque essa atitude, sem dúvida, é um tremendo risco à saúde e provoca aumento de despesas.

Começando pela saúde: o ar condicionado filtra o ar, retendo impurezas em seu filtro.

Ou seja, o acúmulo dessas impurezas, com o passar do tempo, vai acabar se propagando pelo ambiente por ação do próprio aparelho, colocando em risco a saúde de todos que estejam no ambiente sob sua ventilação.

Que tipo de riscos? Rinite, sinusite e outros problemas de saúde são alguns exemplos.

Quanto à questão das despesas, o problema é o gasto de energia. O acúmulo de sujeira prejudica o funcionamento do aparelho. Resultado: consome mais, rende menos.

Quando fazer a manutenção do ar condicionado?

Certamente, a pergunta de ouro é: quando fazer manutenção do ar condicionado?

Existem dois tipos de manutenção: preventiva e profissional.

A preventiva é aquela que envolve alguns cuidados rotineiramente para evitar acelerada perda de vida útil. Ela pode ser realizada pelos próprios usuários.

A profissional, como o nome já deixa explícito, é aquela feita de maneira mais profunda e, principalmente, precisa dos conhecimentos de um profissional da área.

A preventiva deve ser feita uma vez por mês, em residência. Em ambientes com muita poeira, essa manutenção pode ocorrer de 15 em 15 dias.

Mas como é feita essa manutenção preventiva? Vejamos em seguida.

Como fazer a manutenção preventiva?

O primeiro procedimento é desligar o ar condicionado da tomada. Depois, você deve retirar o painel frontal e limpá-lo com um pano umedecido.

Passe um aspirador e, para limpar os filtros, use água morna e detergente. Recoloque o painel e os filtros depois que secarem à sombra.

Sempre confira o manual do aparelho para remover e recolocar seus componentes de maneira adequada.

Como fazer a manutenção profissional?

A manutenção profissional também tem que ser feita de maneira periódica. No caso, o recomendado é agendar uma manutenção anual com um técnico especializado na limpeza desse tipo de aparelho.

Essa periodicidade é indicada para residências ou ambientes que não utilizam muito o ar condicionado.

No caso de escritórios e outros ambientes de uso mais frequente, o período recomendado é a cada 6 meses.

Precisando de serviços de manutenção predial?

Entre em contato com a ASC, grupo de empresas especializadas no segmento de serviços prediais. Mantemos a estrutura do seu prédio ou condomínio sempre em dia!

Esperamos ter ajudado você a compreender como e quando fazer a manutenção do ar condicionado. Se esse conteúdo foi útil, então, compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *