Como implantar uma academia no condomínio? Veja nossas dicas!
26 de agosto de 2020
Qual a diferença entre maioria absoluta e maioria simples?
31 de agosto de 2020

Manutenção de aquecedores: quais cuidados tomar?

A manutenção de aquecedores é necessária não só para evitar o transtorno de chegar em casa e não ter água quente para banhar-se, por exemplo, mas principalmente para evitar acidentes.

Chega a época do inverno e muitas pessoas optam por investir em um aquecedor a gás para economizar na energia elétrica. Nada de errado, pois um aquecedor a gás não é uma opção menos confiável apenas por ser mais econômica (a depender de seu tipo de consumo). Mas, como todo equipamento, necessita de cuidados para evitar mau funcionamento.

Como opera manipulando uma substância com potencial tóxico e explosivo, esses cuidados jamais devem ser perdidos de vista.

Conta, também, que a negligência com esse tipo de equipamento leva à diminuição de sua vida útil, gerando despesas que poderiam ser evitadas ou adiadas.

Se está pensando em ter um aquecedor ou está em dúvida sobre como fazer a manutenção de aquecedores, confira as dicas a seguir.

Manutenção de aquecedores é assunto sério

Primeiro, é importante apontar que existem dois tipos de manutenção de aquecedores: a corretiva e preventiva.

A corretiva soluciona diretamente um problema que visivelmente está impedindo o aparelho de funcionar. Para esse tipo de manutenção, é indispensável, entretanto, contar com os serviços de um profissional. Lembre-se: mexer com gás não é o mesmo que tentar consertar o chuveiro.

A manutenção preventiva é aquela que busca evitar a ocorrência de problemas que prejudiquem o pleno funcionamento do equipamento. Essa, o próprio usuário pode fazer – e é recomendável que faça.

Dicas de manutenção

Feche o registro de gás

Ao mexer no aparelho para fazer manutenção, não se esqueça de fechar o registro do gás. Sem dúvida, é uma medida providencial para impedir o funcionamento do aquecedor em momento inesperado.

Limpeza

Para limpar o aquecedor, basta usar pano úmido com sabão sobre a capa externa. Detalhe: o sabão deve ser neutro.

Jamais utilize produtos inflamáveis ou abrasivos.

Peças originais

Seja você técnico especializado ou consumidor que está pagando pelo serviço de manutenção, não são pequenas as chances de se constatar a necessidade de trocar peças do aquecedor. Nesse caso, uma regra inviolável da manutenção de aquecedores é: opte sempre por peças originais.

Sem dúvida, aqui não cabe arriscar com peças de segunda linha mais baratinhas, pois o barato pode sair muito caro. O risco de acidentes com peças de má qualidade evidentemente aumenta sensivelmente, situação que coloca em risco a vida dos moradores do apartamento e do prédio.

Cuidados com os fios

Cuide para que os fios não fiquem torcidos, isto é, em posição que os deformem com o passar do tempo. Caso isso ocorra, podem ser causados danos que comprometerão o bom funcionamento do aquecedor.

Dicas de manutenção preventiva

Abaixo estão algumas medidas importantes para garantir a extensão da vida útil do aparelho e seu bom funcionamento:

  • De 6 e 6 meses, limpe os filtros de entrada de água;
  • Anualmente, agende vistorias periódicas;
  • Verifique com frequência o queimador.

Gostou deste conteúdo sobre manutenção de aquecedores? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós, da ASC Service. Se ficou com alguma dúvida, entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *