Aluguel atrasado durante a pandemia: diálogo é a melhor solução
19 de junho de 2020
Como fazer corretamente a limpeza da caixa d’água no condomínio?
21 de junho de 2020

Itens essenciais para evitar incêndio: seu condomínio está preparado?

Desde 2018, existe uma lei (Decreto Nº 63.911) que rege que os condomínios residenciais sejam vistoriados pelo Corpo de Bombeiros. Por isso, a administração deve garantir que os itens essenciais para evitar incêndio estejam sempre operantes. Confira o que não pode faltar em um condomínio!

Quais são os itens essenciais para evitar incêndio?

Primeiramente, devemos lembrar que o incêndio se classifica como fogo fora de controle. Então, quando temos os itens essenciais para evitar incêndio, podemos evitar que focos de fogo se espalhem e resultem em um desastre ainda maior.

De fato, a melhor arma contra os incêndios é a prevenção. Por isso, informar os condôminos sobre como usar os equipamentos e como agir em casos de emergência é o melhor a se fazer. Além disso, informar os moradores sobre regras básicas de prevenção e manter a manutenção elétrica da propriedade em dia também pode evitar imprevistos.

Entretanto, é necessário que alguns itens estejam estrategicamente instalados para garantir a segurança de todos. Quais são os itens que seu condomínio deve ter?

1. Mangueira de incêndio

Para que todos tenham acesso à mangueira de incêndio, é preciso instalar uma em cada andar, bem como nas áreas comuns do condomínio. Dessa forma, em casos de emergência, a Brigada Civil ou o Corpo de Bombeiros poderão agir de forma rápida.

2. Extintores de incêndio

Tão importante quanto a mangueira, é a instalação de extintores de incêndio em todos os andares e áreas comuns do condomínio. Entretanto, é preciso ficar atento à data de validade, pressurização e integridade desses itens essenciais para evitar incêndios.

Além disso, é imprescindível que os extintores e as mangueiras nunca tenham a passagem obstruída por qualquer objeto. Isso poderia impedir o socorro!

3. Sprinkler

Assim como os itens já mencionados, o Sprinkler é um excelente aliado ao combate a incêndios. Esse dispositivo é instalado no teto e é programado para detectar o aumento de temperatura. Assim, quando algo pega fogo, ele libera uma nuvem de água para resfriar o ambiente.

Embora não seja necessário que todos os apartamentos tenham esse dispositivo, é importante instalá-lo em áreas fechadas e de comum acesso.

4. Detector e alarme de incêndio

De fato, algumas vezes não é possível identificar um foco de incêndio no começo. Por isso, ter detectores e alarmes de incêndio é obrigatório nos condôminos. Assim, os moradores sabem quando precisam sair da propriedade.

5. Iluminação e saída de emergência

A iluminação de emergência também é um item obrigatório nos condomínios. Em resultado, em casos de emergência e falta de energia, os moradores podem se guiar para a saída de emergência mais próxima.

Além disso, as portas corta-fogo devem estar devidamente sinalizadas e sempre livres para passagem!

ASC Service e a Brigada Civil

Sem dúvida, ter uma Brigada Civil no condomínio é um dos itens essenciais para evitar incêndio que mais merecem atenção. Com a ASC Service, você poderá contar com uma equipe treinada e equipada para garantir a segurança de todos. Acesse nosso site para saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *