Infestação de pernilongos em apartamentos: como agir?
16 de novembro de 2020
É permitido fazer propaganda dentro do condomínio?
23 de novembro de 2020

Como a inteligência emocional ajuda a administrar um condomínio?

Como a inteligência emocional ajuda na administração de um condomínio? Certamente, para responder a essa pergunta, é preciso defini-la primeiro.

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é a gestão das emoções. Trata da capacidade de reconhecer sentimentos tanto em si quanto nos outros, bem como avaliar esses sentimentos, entendê-los e saber como lidar com eles.

Trata de administrar as emoções e usá-las ou contê-las em benefício próprio, ou seja, usar as emoções de modo racional.

O que, sem dúvida, não é fácil, principalmente quando se trata de sentimentos fortes. Quem tem inteligência emocional consegue segurar os próprios impulsos e a intuição para agir visando o bem da maioria e pensando a longo prazo.

No entanto, conseguir gerenciar bem suas emoções traz diversas vantagens. É mais provável que uma pessoa com inteligência emocional bem desenvolvida consiga agir com prudência e moderação, pois normalmente é o que costuma faltar na hora que tomamos uma decisão precipitada.

Pensando em termos de administração de condomínio, a inteligência emocional faz uma grande diferença.

Pense no cargo do síndico. Consegue imaginar cargo com mais pressão que esse? Precisa atender pedidos de moradores, mediar conflitos, fazer cobranças, aplicar multas, organizar votações.

E conseguir agir com prudência e moderação em momentos de tensão é tudo o que queremos, pois evita complicações.

Vamos ver algumas vantagens de se ter inteligência emocional e como ela é útil na administração predial.

Relacionamento saudável com condôminos

Um síndico de boa inteligência emocional irá conseguir desenvolver melhor relacionamento com os condôminos. Eles, sem dúvida, são a parte mais complicada, pois são pessoas. Sempre uma complicação.

Boas relações, além de evitar conflitos ou cessá-los, amplia a rede de relacionamentos e acelera o aprendizado.

O bom relacionamento é importante também para tratar com a equipe de funcionários e prestadores de serviço, porque eles se sentirão mais motivados a fazerem suas funções. Sem dúvida, isso beneficia a todos e diminui problemas.

Ás da negociação

Inteligência emocional beneficia na hora das negociações. Porque ter noção do estado do espírito próprio e do outro, e como lidar com eles, é vantajoso. Saberá a hora de cobrar, de ouvir, adiar, elogiar, enfim, saberá apertar os botões certos e na hora certa.

O desenvolvimento da inteligência emocional, sem dúvida, aguça a intuição, um trunfo importante.

Ouvir mais os outros

O gestor que consegue se conter ouve mais os outros. Saber ouvir é uma virtude, pois permite ficar a par das necessidades do próximo. Permite entender suas dificuldades, suas queixas e seu modo de pensar.

Com essas informações, certamente fica mais fácil pensar em soluções para resolver, evitar ou ao menos ganhar mais tempo.

As competências emocionais mais exigidas de um gestor de condomínio

Abaixo, fizemos uma lista das competências emocionais que são, sem dúvida, as mais exigidas de um gestor de condomínio. Todas elas podem ser aprimoradas com o desenvolvimento da inteligência emocional.

  • Persistência: sem dúvida, a persistência é requisito necessário para enfrentar adversidades;
  • Introversão: a introversão costuma ser uma ótima aliada para despertar a criatividade. Ela estimula o olhar para dentro, a reflexão, o pensar antes de agir;
  • Paciência: certamente, um dos principais requisitos para gerenciar as emoções. Talvez o principal;
  • Empatia: colocar-se no lugar do outro é fundamental para interagir de forma assertiva e exitosa;
  • Firmeza: se não demonstrar firmeza, o síndico passará a imagem de inseguro. Isso pode fazer com que seja taxado de “banana”;
  • Ímpeto: o oposto da apatia, sem dúvida, uma pessoa que demonstra ímpeto no que faz passa determinação, segurança e firmeza.

Gostou deste conteúdo sobre inteligência emocional? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *