Terceirização de serviços em condomínios vale a pena?
30 de outubro de 2020
Infestação de pernilongos em apartamentos: como agir?
16 de novembro de 2020

Como lidar com infiltrações no banheiro do condomínio?

Infiltrações no banheiro do condomínio são verdadeiras dores de cabeça. Não só geram mais prejuízos ao dono do apartamento, como podem incomodar o vizinho de baixo.

Os prejuízos ocorrem porque as infiltrações, com o tempo, pode danificar a estrutura do edifício. Além disso, geram mais despesas com os custos com a água.

Se o problema não for sanado logo, todo o condomínio pode sofrer as consequências e claro que isso não costuma alegrar o dia de ninguém.

Como evitar esse transtorno? Como identificar o problema logo em seu princípio? O que fazer para resolvê-lo?

Essas questões serão respondidas logo mais. Basta prosseguir com a leitura!

Identificando as infiltrações no banheiro do condomínio

O primeiro passo para resolver o problema é saber identificar os sinais dele.

Evitar é algo que não está totalmente no controle do morador, pois as figuras principais com condições de evitar esse tipo de transtorno são o engenheiro do projeto e os profissionais que trabalharam na obra, principalmente no banheiro.

As infiltrações geralmente ocorrem devido a falhas no projeto ou com o desgaste natural provocado pela passagem do tempo.

Portanto, resta ao morador contar que tudo tenha sido bem feito, que o material usado seja de qualidade, fazer alguns serviços de manutenção e ficar atento a sinais.

Os sinais, por exemplo, são umidade nas paredes, pintura descascando e principalmente manchas escuras no teto (sinal comum em banheiro de apartamento) e presença de mofo.

Se perceber algum desses sinais no seu apartamento, o procedimento mais adequado, sem dúvida, é recorrer o mais rápido possível a um profissional capacitado.

Geralmente, o zelador do prédio tem conhecimento suficiente para tomar as primeiras providências de modo a conter o avanço ou os estragos da infiltração.

Caso não conheça um profissional para consertar o problema em definitivo, certamente a administradora ou o síndico terão um contato de um profissional para indicar.

Dicas de manutenção

Abaixo, trouxemos algumas dicas de manutenção contra infiltrações no banheiro do condomínio para moradores e síndicos.

Dicas para moradores

Verifique se os sifões dos lavatórios estão entupidos.

Verifique também os chuveiros, se estão tortos ou mal instalados. A má instalação, sem dúvida, é perceptível pela tubulação interna. Se estiver enviesada, provocando pressões nos joelhos, certamente é sinal de má instalação. Isso pode ser resolvido com reparo.

Fique de olho se há solturas ou manchas nos rejuntes em torno do ralo.

Dicas para os síndicos

Já as dicas de manutenção contra infiltrações no banheiro do condomínio também se concentram em uma inspeção pelo prédio. No caso, o olhar deve ser voltado às áreas molhadas, torneiras e válvulas de descarga.

Outra medida é ter controle do consumo da água para tentar identificar vazamentos ocultos.

Os documentos técnicos da construção do condomínio devem estar todos arquivados e o ideal é que cada morador tenha uma planta interna de suas instalações.

Resolva os seus problemas com a ASC Service

Problemas com infiltrações no banheiro do condomínio? Sem tempo para rondas de manutenção? Conheça as soluções e serviços da ASC Service e transforme seu condomínio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *