Qual a função de um zelador? Descubra aqui!
12 de março de 2020
Limpeza da fachada do condomínio: como e quando fazer?
17 de março de 2020

Como agir diante de uma infiltração no condomínio?

Infiltração no condomínio é, sem dúvida, uma das maiores dores de cabeça para os residentes de apartamentos. De fato, elas costumam causar mais incômodo do que os barulhos nos salões de festa e vizinhos. Os vazamentos que geram a infiltração no condomínio causam danos às estruturas das edificações. Além disso, as infiltrações aumentam os custos gastos com a conta de água.

Esses vazamentos de água, se não forem resolvidos desde o princípio, tendem a acarretar diversos prejuízos ao condomínios e seus moradores. Assim sendo, é de extrema importância prestar atenção aos indícios de infiltração no condomínio. Assim, é possível descobrir a origem de qualquer vazamento e levar o problema ao síndico responsável.

Nesse artigo, explicaremos como identificar um vazamento de água e solucionar esse incômodo o quanto antes.

Quais os sinais de infiltração no condomínio?

Primeiramente, não é nenhuma tarefa difícil identificar uma infiltração no apartamento. Alguns dos principais indícios que tendem a sinalizar a infiltração nas paredes dos prédios são:

  • Umidade anormal na parede;
  • Manchas pretas no teto, em especial em casos em que a infiltração ocorre no banheiro;
  • Pintura da parede descascada sem razão aparente;
  • Presença anormal de mofo.

O seu apartamento apresenta um ou mais desses sintomas listados acima, seja no teto ou na parede? Assim sendo, aconselha-se que procure um profissional capacitado o quanto antes.

Em suma, é o zelador do condomínio a possuir conhecimento adequado para examinar o local e fazer o diagnóstico inicial de infiltração. Do mesmo modo, não é incomum que a administradora ou o síndico entrem em contato com prestadores de serviços especializados e autorizados para consertar e resolver esse problema.

Como resolver a infiltração no condomínio?

A seguir, você confere um passo a passo de como resolver a infiltração no condomínio de modo mais acertado. Confira!

Identificando o problema

A parede apresenta manchas de coloração esbranquiçada, acinzentada ou esverdeada? Nesse caso, pode se tratar de bolor. Assim, se faz necessário identificar se o fungo é devido à umidade ou, de fato, a uma infiltração.

Procure verificar se há alguma fissura no local onde pode haver vazamento de água. Sem dúvida, esse é um passo indispensável para aqueles que suspeitam de infiltração no condomínio, seja na parede ou no teto.

Para tanto é indicado, por exemplo, chamar o zelador do condomínio ou contratar uma prestadora autorizada de serviços para que uma identificação mais certeira pode ser feita. Diagnosticando de onde está vindo o vazamento para que um relatório formal seja montado sobre o problema, fica mais fácil encontrar a solução.

Informando o problema

Uma vez que a origem da infiltração for traçada, o próximo passo é enviar um ofício ao responsável, seja a administradora ou o síndico. O ofício deve informar o problema e seus detalhes.

Por exemplo, se a origem do vazamento for uma segunda unidade no condomínio, o ofício também deve informar e ser encaminhado para o respectivo condomínio. Assim, o responsável deve fazer os necessários encaminhamentos para a resolução.

Após o ofício ser enviado, a reforma e conserto da infiltração no condomínio deve ser iniciada. Se você possuir dúvidas sobre assuntos relativos ao condomínio, a ASC Service pode ajudar você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *