AGO, AGE, AGI: conheça os tipos de assembleias e suas funções
5 de agosto de 2020
Cuidados a tomar com a reabertura das áreas comuns do condomínio
10 de agosto de 2020

4 indicadores de RH que interferem na gestão do condomínio

Mesmo que muitas pessoas pensem ao contrário, o condomínio também pode ser caracterizado como uma empresa e precisa de uma gestão do condomínio adequada. Alguns indicadores de RH podem interferir no processo. Descubra quais são!

O que é gestão do condomínio?

O principal objetivo da gestão do condomínio é administrá-lo e cuidá-lo como um todo. Ele é, na verdade, basicamente o trabalho diário do síndico. Portanto, para uma gestão eficaz, é preciso realizar assembleias, fiscalizar o serviço dos funcionários, analisar o desempenho, etc.

Entretanto, existem alguns indicadores de RH que podem tornar a gestão do condomínio ineficaz ou menos positiva do que realmente deveria ser. Saber identificar esses pontos é crucial para a gestão do síndico ocorra corretamente.

1. Alta rotatividade

É praticamente impossível realizar uma gestão do condomínio adequada se há uma grande rotatividade de funcionários dentro do condomínio. Esse índice de RH é muito comum e, quando acontece em excesso, faz com que a gestão do condomínio se torne difícil de colocar em prática.

Quando a rotatividade se encontra dentro do normal, é possível entender melhor como está a eficiência de cada indivíduo, bem como o seu índice de satisfação em relação ao local.

2. Absenteísmo

Conhecido também como a ausência do profissional no local de trabalho, absenteísmo é o indicador das faltas e atrasos. Mesmo que pareça um indicador de RH insignificante, ele torna possível encontrar uma série de problemas.

Logo, quando mostra uma determinada taxa de ocorrência, pode identificar uma grande desmotivação de um funcionário ou da equipe como um todo.

3. Clima organizacional

Funcionários satisfeitos produzem mais e melhor. Portanto, esse indicador de RH precisa estar em dia para garantir que a gestão do condomínio seja feita de melhor forma, bem como fazer com que o condomínio tenha um bom desempenho nos assuntos internos e garanta a satisfação dos moradores.

Quando o clima organizacional não está alinhado, é comum encontrar muitos colaboradores reclamando do ambiente, do entrosamento da equipe, bem como líderes ou colegas de equipe que não conseguem conviver harmoniosamente.

4. Produtividade e desempenho

A produtividade dentro de qualquer ambiente de trabalho é um dos indicadores de RH que mais interfere na gestão do condomínio. De fato, todo líder busca soluções eficientes para eliminar erros de trabalho, engajar a equipe e mostrar que é possível conquistar sempre mais.

No entanto, nem sempre é possível manter o ritmo. Os indicadores de produtividade e desempenho mostram o quanto determinada empresa consegue absorver de receita por cada colaborador ativo. Por isso, para garantir que esse indicador não seja um impossibilitador de gestão, é preciso analisar tempo, qualidade e custo.

Gestão do condomínio de forma correta

A ASC Service atua há mais de 20 anos no mercado e busca sempre construir uma relação construtiva e de grande valor com seus clientes. A empresa é focada no segmento de infraestrutura predial, principalmente no que diz respeito à gestão condominial e imobiliária.

Dessa maneira, contando com o apoio correto, é possível realizar uma gestão do condomínio eficaz e assertiva, sem haver nenhum impedimento que possa dificultar a gestão de atingir resultados satisfatórios. Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *