Como funciona um abaixo-assinado em condomínio?
21 de agosto de 2020
Como implantar uma academia no condomínio? Veja nossas dicas!
26 de agosto de 2020

5 dicas para evitar a inadimplência em condomínios durante a pandemia

Com a chegada do novo coronavírus e a pandemia, as taxas de desemprego aumentaram consideravelmente. Tudo isso fez com que a aumentasse também a inadimplência em condomínios durante a pandemia. Para saber como lidar com isso, as dicas que trouxemos hoje podem ser úteis.

O perigo da inadimplência em condomínios durante a pandemia

Infelizmente, a inadimplência foi algo que cresceu consideravelmente nos últimos meses. Com isso, muitos condomínios se viram sem opção, a não ser cobrar seus condôminos inadimplentes, chamar atenção para certos gastos e principalmente estancar todas as despesas possíveis.

Ainda assim, a situação tem se mostrado difícil, já que os condomínios precisam que o capital gire para que se mantenham em funcionamento e com suas despesas básicas em dia.

Tudo isso gerou um grande tumulto e fez com que muitos síndicos se preocupassem com a saúde do local. No entanto, seguindo algumas dicas e pensando com calma, é possível tomar ótimas decisões.

1. Conscientize a todos sobre outros gastos

Uma das dicas mais eficazes para lutar contra a inadimplência em condomínios durante a pandemia, sem dúvida, é conscientizar todos os condôminos sobre a utilização consciente de luz, água, telefone, internet e outras contas. Mesmo que essas despesas sejam difíceis de serem controladas, ainda mais com todos em casa, é preciso ter cuidado.

Afinal, conseguindo reduzir o consumo exagerado e descuidado de todos os citados acima, é possível poupar dinheiro, reduzir os gastos pessoais com contas e, assim, conseguir equilibrar as finanças para pagar o condomínio.

2. Negocie prazos

Algumas pessoas perceberam de antemão a crise que a Covid-19 desencadearia no país, por isso adiantaram uma determinada quantidade de dinheiro para o condomínio. Logo, pode ser uma boa ideia conversar com todos os moradores e estipular prazos para que a inadimplência seja colocada em dia.

Dessa forma, é possível oferecer um prazo, a princípio, amigável para que os inadimplentes consigam se organizar financeiramente e colocar em dia a dívida para com o condomínio.

3. Revisão de despesas

Uma das melhores formas de driblar a inadimplência em condomínios durante a pandemia é revisando as maiores despesas do condomínio. Se forem analisadas com calma, será possível encontrar contas e gastos que podem ser reduzidos consideravelmente.

Assim, há maior possibilidade também de conseguir renegociações com bancos ou simplesmente deixar de lado gastos que não são tão urgentes no momento.

4. Tente reduzir tarifas bancárias

Todo condomínio precisa realizar operações bancárias. No entanto, muitos bancos cobram taxas altíssimas. Nesses momentos, utilizar bancos digitais é uma ótima forma de conseguir movimentar o dinheiro do condomínio sem a necessidade de pagar taxas absurdas.

5. Analise as folhas de pagamento

Dentro de um condomínio, um dos maiores custos são as folhas de pagamento. Para conseguir lidar com a inadimplência em condomínios durante a pandemia, é preciso não somente pressionar os condôminos, mas também ter cuidado com os gastos da administração.

Empresa ética e transparente para ajudar

Contar com uma equipe especializada e experiente para saber como agir nesses momentos, sem dúvida, é fundamental para garantir que as escolhas certas sejam tomadas. Por isso, a ASC Service é a melhor opção para quem procura auxílio na gestão condominial.

Dessa maneira, é possível driblar a inadimplência em condomínios durante a pandemia de uma forma mais tranquila e preparada. Entre em contato conosco e solicite uma avaliação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *