Contabilidade digital para condomínios é uma realidade no Brasil e a ASC tem os melhores recursos do mercado
1 de abril de 2019
Apartamento de 10m² é novo conceito em São Paulo: será uma tendência em todas as capitais?
4 de abril de 2019

Governança condominial: o que é isso? Seu condomínio tem?

A governança condominial permite que os bons gestores tenham múltiplas competências, habilitando-os a gerenciar suas diversas atividades diárias nas mais distintas áreas (administrativa, normativa, legal, tributária, fiscal, pessoal e financeira).

Sem embargo, os síndicos necessitam, também, de competências voltadas ao relacionamento interpessoal, a fim de lidar com as necessidades e demandas dos moradores e eventuais conflitos que possam surgir.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, os principais desafios enfrentados pelos síndicos e como a implementação da governança condominial pode ajudar a superá-los. Boa leitura!

Os desafios do síndico

Entre os principais desafios dos síndicos, encontra-se a necessidade de sempre buscar novos conhecimentos e informações relacionadas à administração. Isso permite governar, administrar e gerenciar todas as áreas mencionadas anteriormente.

De fato, os síndicos não podem sequer imaginar que sozinhos serão capazes de administrar todo um condomínio. Logo, o mais indicado é constituir parcerias que o ajudem e aconselhem nessa tarefa.

Para manter um trabalho sempre voltado aos reais interesses da sociedade condominial, é possível encontrar um valioso auxílio nos conselhos consultivo e fiscal e junto à administradora.

O conceito de governança condominial é, assim, composto por 3 pilares que lhe fornecem sustentação, englobando praticamente todos os elementos imprescindíveis para uma boa gestão condominial: a compliance, a governança e os controles internos.

Compliance

Este termo carrega o significa de “agir segundo as regras”, ou seja, a adoção dos procedimentos necessários para que as regulamentações e as leis sejam devidamente cumpridas no que tange ao poder público, fornecedores, prestadores de serviços, funcionários, administradora, conselho fiscal e o síndico.

A implementação dessas medidas garante lisura e transparência na gestão, coibindo, via de regra, práticas lesivas, ilegais, fraudulentas ou francamente prejudiciais ao condomínio.

Além disso, melhora os níveis de governança, reduzindo custos associados ao pagamento de multas e penalidades, à medida que o condomínio passa a operar segundo as leis. Consequentemente, o condomínio adquire maior credibilidade junto aos fornecedores e condôminos.

Governança

A governança se refere, basicamente, a ferramentas e conceitos de gestão que visam aumentar a qualidade e a segurança das práticas e decisões condominiais. Desse modo, ocorre transparência nos processos decisórios e nos dados, garantindo tratamento padronizado a todos os prestadores de serviços, empregados e condôminos.

Os principais elementos da governança são:

Controles Internos

Trata-se do conjunto de normas e procedimentos que visam a garantir a eficiência da utilização dos recursos existentes em um condomínio (financeiros, materiais e humanos).

Esses meios de controle incluem treinamentos, inventários, projetos, registros, relatórios, orçamentos, planos de contas, entre outros. Os controles internos devem, também, verificar e garantir a proteção do patrimônio, bem como a fidedignidade e veracidade dos dados contábeis e não contábeis, por meio dos planos de contas e da conciliação de documentos.

Entre os procedimentos que asseguram transparência à gestão, destaca-se a contratação preventiva de auditoria: ela avaliará e analisará mensalmente todas as movimentações financeiras, proporcionando uma governança ainda melhor ao condomínio.

Cumpre ressaltar, por fim, que a implementação de bons processos de governança condominial propicia transparência, confiabilidade e segurança ao condomínio, tanto em termos de transparência quanto em relação ao cumprimento de normas tributárias, legais e trabalhistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *