Como criar um quadro de avisos do condomínio que seja eficaz?
12 de dezembro de 2019
Diferenças entre as responsabilidades do síndico e da administradora de condomínio
18 de dezembro de 2019

Fiquei preso no elevador! E agora, o que fazer?

Algumas pessoas podem ficar agoniadas só de pensar na ideia. Embora elevadores sejam muito seguros, é comum e corriqueiro ocorrerem alguns problemas e, no final das contas, você corre o risco. “Fiquei preso no elevador! E agora?” Você sabe como reagir? Confira abaixo.

O que fazer ao ficar preso no elevador?

Primeira coisa: não crie pânico

Se você estiver preso no elevador, não pode entrar em pânico, até porque na maioria das vezes é uma situação simples e facilmente resolvida. Já pensou se você grita, entra no desespero, mas no final foi só uma falha que durou menos de um minuto?

Na verdade, uma boa parte das pessoas tende a ficar irritadiça. Não fique nervoso!

Segunda coisa: veja se está só

Se você estiver preso no elevador com alguma criança ou idoso, precisará fazer o papel de acalmador. Mesmo se estiver nervoso, precisa entender que a situação da outra pessoa pode estar pior. Se você estiver sozinho, a situação pode ser mais desesperadora, mas se lembre do primeiro passo.

Terceira coisa: veja se tem sinal no celular

Se você tiver o contato de alguém do edifício (a não ser que a sorte tenha prendido essa pessoa junto a você no elevador) tente entrar em contato e avisar que ficou preso no elevador.

Quarta coisa: espere

Sabemos que pode ser difícil de fazer e fácil de falar, mas não adianta ceder ao nervosismo. A melhor opção é esperar a chegada de pessoas preparadas para resgatá-lo do elevador.

Fiquei preso no elevador. O que não devo fazer?

Algumas coisas que você não deve fazer quando ficar preso são tão importantes quanto as que você deve fazer.

Não abra tente abrir as portas

Pior do que tentar abrir as portas, é conseguir. Você pode agravar a situação, além de não saber quando a energia vai voltar e como o elevador vai se comportar. Espere o seu resgate. Não existe muita coisa que você possa fazer.

Não tente escalar

Pode parecer bobagem, mas existem pessoas que tentam escalar o elevador nessas situações. Além de não ser muito funcional, vai colocar a sua vida em risco. Nem pense em fazer isso.

Botões de emergência: você sabe o que fazem?

Se não sabe o que os botões de emergência fazem, não os aperte! Os botões de emergência param o elevador, mas como ele já está parado e, você, preso, não precisa apertar. Não existe nenhum risco, mas você não vai chegar em lugar nenhum com isso.

É possível me precaver de ficar preso no elevador?

Sim. Você pode procurar mensagens e avisos de problemas no elevador e, na dúvida, conversar com algum funcionário ou morador do edifício.

Se você já é morador, lembre-se de estar a par de tudo que acontece no seu condomínio, pois sua participação é importante. Também é preciso ter certeza de que a gestão do condomínio em questão faz um bom serviço.

Considerações finais

Ficar preso no elevador é uma situação que ninguém gostaria de passar e outras pessoas podem ter até mesmo um tipo de fobia diante disso, mas é uma situação possível de acontecer. No entanto, ela não merece tanta atenção, porque geralmente são assuntos muito simples de se resolver e, na maioria das vezes, você não pode fazer nada. Tente ficar tranquilo.

Se você busca serviços de qualidade para seu condomínio e não quer correr o risco de ter que ligar para seu síndico e dizer algo como “Fiquei preso no elevador!”, conheça os serviços da ASC Service, que mantém todos os sistemas eletrônicos do condomínio em dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *