Carnaval no condomínio: guia rápido de boas maneiras
8 de janeiro de 2020
Profissionais terceirizados para portaria: os melhores estão aqui
10 de janeiro de 2020

Férias escolares no prédio: como as crianças podem aproveitar?

Nesse período de férias escolares no prédio, as crianças contam com muito tempo livre. Sem dúvida, as crianças não podem passar esses dias na ociosidade. Quando ambos os pais trabalham, entretanto, pode ser difícil entreter e criar uma rotina de atividades seguras durante as férias escolares no prédio.

Por isso, pensando em prover uma mão amiga aos pais e outros inquilinos do condomínio, separamos algumas dicas de como manter a segurança, promover atividades e programar as horas livres das crianças durante as férias escolares no prédio.

Como manter a segurança e a ordem nesse período?

Sem dúvida, a movimentação nas áreas comuns do condomínio, como playground, sala de jogos, piscinas e quadras, cresce exponencialmente no período de férias escolares no prédio. Além disso, há também um aumento no fluxo nas garagens, escadas, elevadores e outros espaços potencialmente arriscados para os pequenos de férias.

Portanto, é necessário que alguns cuidados sejam tomados pelo condomínio, garantindo a segurança para as crianças e para os demais moradores do prédio.

O cuidado nesse período também é direcionado a manter a organização e o perfeito funcionamento. Afinal, as férias escolares no prédio são um período que concentra mais brincadeiras de crianças pelo condomínio.

Pensando nisso, alguns cuidados e precauções especiais devem ser tomadas durante as férias da criançada. Por exemplo:

  • É importante que as crianças estejam, em toda hipótese, acompanhadas por um adulto ou responsável. É importante lembrar, contudo, que os funcionários do prédio não são responsáveis pelos cuidados às crianças de férias;
  • Crianças com idade inferior a dez anos não devem transitar sozinhas pelos elevadores;
  • Brincadeiras devem ser limitadas a áreas seguras. Garagem, corredores, escadas e elevadores são lugares proibidos para estes fins;
  • Para evitar acidentes, é preciso verificar constantemente a brinquedoteca e playground, tais como os brinquedos e objetos de outros espaços comuns de lazer;
  • A tintura usada para pintar os espaços destinados às crianças não pode ser tóxica;
  • Para controlar o acesso ao condomínio durante festas, independente da idade e do tamanho, é recomendado elaborar uma lista com o nome dos candidatos.

Agora que você sabe como manter a ordem e a segurança durante o período de férias escolares no prédio, confira algumas dicas para divertir e entreter a criançada!

Como entreter as crianças durante as férias escolares no prédio?

Sem dúvida, pais e demais responsáveis podem organizar um passeio com a criançada do condomínio. Essa é uma alternativa para prédios que não dispõem de muitas áreas e espaços destinados às atividades infantis. O passeio pode ter como destino um zoológico, praia, parque de diversão e derivados.

É também possível organizar oficinas de desenho e artesanato para entreter a criançada. Para tanto, é possível separar um cômodo livre no prédio para usar como atelier. Livros para colorir são uma boa dica para começar!

Além disso, é possível criar uma sala de jogos ou brinquedoteca. Para isso, as crianças podem se reunir e levar quebra-cabeças, jogos de RPG, tabuleiro, memória, entre outros. Assim, as crianças terão a chance de interagir e se divertir em conjunto.

Uma alternativa educativa é criar uma pequena área de leitura, isto é, uma biblioteca com livros emprestados pelos inquilinos do condomínio. As crianças podem ler em voz alta e até interpretar, com jogos de teatro lúdicos e descontraídos. A vantagem dessa alternativa para as férias escolares no prédio é que não exige grande estrutura, investimento ou espaço.

Considerações finais

Gostou dessas dicas de como lidar melhor com as férias escolares no prédio? Para saber mais sobre os serviços da ASC Service, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *