Como a energia solar pode trazer benefícios para os condomínios?
31 de dezembro de 2020
Quais são as regras para reformar apartamentos? Veja aqui
2 de janeiro de 2021

Etiqueta em condomínios: 5 regras de ouro para uma melhor convivência

A importância de seguir determinadas regras de etiqueta em condomínios está no fato de que essa é uma comunidade que pode abrigar até mais de incríveis 2.600 apartamentos! É o caso, por exemplo, do Ignez Andreazza, maior condomínio privado da América Latina, localizado no bairro da Estância, em Recife.

Este, como todos os outros, possui as suas singularidades e particularidades, especialmente no que diz respeito ao convívio saudável entre as pessoas.

Por isso, listamos abaixo algumas das principais regras de etiqueta entre as mais recomendadas em condomínios. Um conjunto de normas com o que pode e o que não pode jamais ser praticado sem o risco de algumas consequências bastante desagradáveis.

Etiqueta em condomínios: 5 dicas para seguir

1. Mesmo dentro do seu apartamento, existem regras de convivência

Aqui estamos falando de algumas normas e regras que dizem respeito à paz e tranquilidade dos demais moradores.

Logo, para um convívio mais saudável, o recomendado é que você lance mão de estratégias como isoladores acústicos e tapetes emborrachados, por exemplo. Além de outras maneiras de evitar barulhos, principalmente após o horário de silêncio, claro.

2. Sobre as áreas que são de todos

Outra preocupação que todo morador de condomínio deve ter é com relação à civilidade nos espaços que são comuns. Ou seja, procure sempre respeitar as regras de higiene, do uso de salões de festas e de churrasqueiras. Além disso, jamais deixe crianças sozinhas nos elevadores e observe as normas em relação ao uso de garagens.

Ademais, mantenha sempre a educação e garanta o espaço de fala do seu vizinho durante as reuniões, assim como também dê preferência ao elevador de serviço quando estiver sob a posse de objetos pesados e animais.

3. Os funcionários também fazem parte do condomínio

Outra importante regra de etiqueta em condomínios diz respeito ao trato com os funcionários.

Muitos esquecem, mas estes também fazem parte dessa imensa família. Por isso, trate-os sempre com cordialidades e evite solicitá-los para trabalhos particulares – lembre-se que as obrigações dos funcionários são para com o condomínio e não para com você.

4. Atenção às obras, descarregamento de materiais e mudanças

Para uma convivência mais saudável com os vizinhos, você deverá sempre consultar o síndico sobre a instalação de antenas ou horários para o descarregamento de materiais.

Além disso, certifique-se de como proceder com relação ao uso de elevadores, modificações na fachada, entre outras necessidades do cotidiano.

5. Seja simpático e solidário

A empatia é uma virtude que também pode constar em um conjunto de regras de etiquetas para condomínios.

Em síntese, estamos falando sobre analisar aquilo que lhe incomoda para entender que isso certamente incomodará os demais.

Logo, evite as festas que se estendem noite adentro e cuide da higiene de acordo com as regras.

Mas, também saiba que existem regras de etiquetas em condomínios com relação a crianças nos elevadores, uso dos equipamentos em comum, entre outros direitos e deveres de acordo com as normas estabelecidas por cada estatuto.

Dessa forma, você terá um convívio saudável com os seus vizinhos enquanto, por tabela, estará contribuindo para que a sua própria experiência seja a mais agradável possível. A etiqueta em condomínios não é frescura, é respeito. Pratique!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *