Diferenças entre as responsabilidades do síndico e da administradora de condomínio
18 de dezembro de 2019
Livro de ocorrência em condomínios: vale a pena migrar para o digital?
28 de dezembro de 2019

Economizar nas contas do condomínio: 6 dicas de ouro

A redução de gastos é uma das principais alternativas de gestão em qualquer espaço. Por isso, muitos especialistas estão estudando formas de economizar nas contas do condomínio. É uma alternativa que facilita a operação financeira do espaço, além de aliviar o repasse dos custos para os moradores. Quanto menor a taxa repassada para os condôminos, mais satisfeitos ficarão com as medidas.

A preocupação cresce a cada ano por conta das crises econômicas enfrentadas no país, além do aumento nos índices de desemprego. Dessa forma, encontrar alternativas para economizar nas contas do condomínio virou uma prioridade absoluta para todos os gestores.

Confira 6 dicas para economizar nas contas do condomínio

Consumo de energia

É necessário optar por lâmpadas mais econômicas, como é o caso do led. Seu consumo pode cair em até 80% só com este investimento. Outro ponto interessante a ser discutido é o uso de sensores de presença, que só acenderão as luzes no momento em que alguém estiver passando pelo local. Ao longo dos meses, estes dois fatores renderão excelentes resultados nas finanças.

Gestão de recursos humanos

Um dos maiores gastos do condomínio diz respeito ao quadro de funcionários. Mas não é necessário diminuir salários, nem nada do tipo. Basta observar com muita atenção a quantidade de horas extras que estão sendo repassadas, por exemplo.

É muito melhor contar com um funcionário dentro de sua jornada básica do que acabar pagando muito mais. Também é uma forma de evitar um desgaste absoluto.

Manutenção preventiva

Pode parecer uma dica inútil, mas este item pode gerar a maior economia do seu condomínio em um ano. Fazendo as manutenções preventivas de acordo com os períodos indicados, você consegue evitar o altíssimo desgaste de um item que pode acabar dando defeito.

Lembre-se de que é muito mais barato fazer a prevenção do que a manutenção após a quebra dos equipamentos. O elevador, por exemplo, é um dos itens que necessitam de atenção constante.

Controle da água

Reduzir o gasto de água é fundamental para o meio ambiente, mas também vai ajudar o seu condomínio a gastar menos. Observe sempre a existência de vazamentos e não realize lavagens periódicas sem uma necessidade.

Você também pode instalar hidrômetros, que geram uma economia de até 20% ao final de um mês. Vale, também, conscientizar os moradores em relação a lavagens de carros.

Gestão prestativa

Com todas as contas organizadas e pagas em dia, será muito mais simples planejar ações para os condôminos. Economizar nas contas do condomínio virará uma ação coletiva, gerando reuniões e palpites sobre o tema.

Aceitar a participação dos moradores nesta discussão é fundamental para que novas ideias possam surgir, pois é dentro das casas que os maiores sinais de economia surtirão efeito no resultado.

Administração da inadimplência

Procure manter um diálogo ativo com os moradores que estão inadimplentes. Eles são muito importantes para que o condomínio possa estabelecer uma situação confortável financeiramente.

Por isso, tente negociar prazos para que os pagamentos sejam realizados sem transtornos. A administração fica extremamente prejudicada quando há uma inadimplência constante.

Considerações finais

A ASC Service é especialista em economizar nas contas do condomínio, usando de toda a sabedoria na hora de fazer a organização do fluxo financeiro. Saiba mais detalhes sobre essa e outras vantagens que você terá ao contar com uma empresa na gestão do empreendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *