Redes de proteção no condomínio trazem segurança para crianças e animais
3 de janeiro de 2021

Como diminuir a produção de lixo nos condomínios?

A geração de resíduos sempre é uma preocupação dos síndicos. Por isso, hoje vamos falar sobre como diminuir a produção de lixo nos condomínios. Confira a seguir!

A importância de diminuir a produção de lixo nos condomínios

De fato, o cenário de saneamento básico no Brasil é crítico. De acordo com o relatório de 2018 da ONG Cempre (Compromisso Empresarial de Reciclagem), apenas 17% da população brasileira é atendida pelo serviço de coleta seletiva. Além disso, a reciclagem do lixo plástico do país é de apenas 1,28%.

Enquanto isso, a produção de lixo continua a crescer. Conforme o levantamento do Panorama dos Resíduos Sólidos 2018/2019, a produção nacional de lixo cresceu 11% nos últimos dez anos.

Outro levantamento feito em 2019 pelo instituto IPSOS mostrou que 54% da população não sabe como funciona a reciclagem em sua região e muitos ainda tem dúvidas do que pode ou não ser reaproveitado.

Nesse sentido, é fundamental saber como diminuir a produção de lixo nos condomínios. Afinal, esses empreendimentos geram uma abundância de resíduos. Então, como seu condomínio pode colaborar nesse sentido? Veja, a seguir, 3 dicas importantes que elencamos.

Como diminuir a produção de lixo no condomínio?

Se todos fizerem a sua parte, é muito mais fácil reduzir a produção de resíduos e colaborar para uma maior sustentabilidade. Confira, logo em seguida, três formas de como diminuir a produção de lixo no seu condomínio e comece a colocá-las em prática hoje mesmo.

1. Separação de resíduos

Em primeiro lugar, a melhor forma de reduzir a produção de lixo é incentivando a separação entre resíduos secos e úmidos. Dessa forma, os materiais recicláveis podem ser vendidos e revertidos em renda para o condomínio.

Para isso, a administração pode providenciar pontos de coleta dos produtos recicláveis. Além disso, o condomínio pode providenciar o recolhimento de outros materiais prejudiciais para lhe darem o descarte correto, como o óleo de cozinha usado e o lixo eletrônico.

2. Compostagem doméstica

Outra forma de reduzir a produção de lixo no condomínio é incentivando a compostagem doméstica. Basicamente, essa técnica consiste em utilizar os restos de alimentos para fabricação de adubo. Esse processo é feito com a ajuda de composteira e não gera nenhum odor.

O condomínio e os moradores podem usar o adubo produzido através da compostagem doméstica para manutenção do jardim e das hortas residenciais. Outra opção é fazer o descarte desses resíduos decompostos em aterros sem qualquer prejuízo ao meio ambiente.

3. Uso de sacolas descartáveis

Por fim, outra forma de reduzir a produção de lixo nos condomínios é incentivar o uso de sacolas retornáveis. Isso é importante, pois as sacolas descartáveis convencionais demoram cerca de quatrocentos e cinquenta anos para se decomporem na natureza.

Assim, para desestimular o seu uso, a administração do condomínio pode disponibilizar caixas de papelão ou sacolas retornáveis. No caso dos resíduos que realmente são lixo, incentive os condôminos a utilizar sacos plásticos 100% biodegradáveis, como os produzidos à base de amido.

Agora que você sabe como reduzir a produção de lixo nos condomínios, acesse o site da ASC Service e conheça os benefícios de terceirizar os serviços do seu condomínio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *