Manutenção de aquecedores: quais cuidados tomar?
28 de agosto de 2020
Como funciona a contratação de síndico profissional?
7 de setembro de 2020

Qual a diferença entre maioria absoluta e maioria simples?

Geralmente há muitas dúvidas sobre a diferença entre maioria absoluta e maioria simples, ainda mais quando o assunto envolve condomínios, já que é um local onde ocorrem assembleias, abaixo-assinados, votações, entre outros. Leia o artigo e entenda cada conceito!

Quorum

Antes de entender a diferença que existe entre ambos, é primeiro necessário entender o que significa o quorum. O quorum, ou quórum, se trata do número mínimo de indivíduos presentes para a realização de um determinado processo de votação.

A partir do momento em que se entende o que é o quorum, se torna muito mais fácil perceber a diferença.

Maioria simples

A maioria simples nada mais é do que o quorum necessário para que ocorra a aprovação de determinada matéria, assunto, lei ou outro aspecto. Em suma, a maioria simples é equivalente ao voto de mais de 50% das pessoas presentes.

Além disso, também é mais comum, já que ela é calculada somente mediante a quantidade de indivíduos presentes no momento em que ocorreu a votação sobre um determinado assunto.

Um exemplo: se o quorum máximo é de 100 pessoas, mas somente estão presentes 60 pessoas no momento da votação, a maioria simples exige que a obtenção de votos seja o primeiro número inteiro superior à metade de todas as pessoas que estão presentes no local. Ou seja, 31.

Maioria absoluta

Após entender o que é maioria simples, a maioria absoluta se refere ao primeiro número que passa da metade de todos os votantes. Ou seja, ela é caracterizada por resultar no primeiro número, desde que inteiro, que é superior à metade. Entretanto, é muito equivocado dizer que a maioria absoluta é formada por metade+1.

Para exemplificar, é possível usar o mesmo contexto utilizado para explicar a maioria simples. Se o quorum máximo é de 100 pessoas, é preciso que o número de votos seja de 51, independente de quantas pessoas estão presentes.

Diferença entre maioria absoluta e maioria simples

É comum que esse assunto cause um grande alvoroço, já que ele é, de fato, um pouco difícil de entender e de explicar. Além do mais, quando explicado, pode parecer praticamente a mesma coisa e isso causa uma certa confusão na mente de quem está tentando entender.

Logo, para que seja mais fácil, a diferença entre maioria absoluta e maioria simples, de maneira simples e fácil, é:

  • Maioria simples: exige quantidade de votos equivalente ao primeiro número inteiro da metade de quorum presente no momento e somente essa quantidade;
  • Maioria absoluta: exige uma quantidade de votos equivalente ao primeiro número inteiro da metade da quantidade máxima de quorum, independente de quantos estão presentes no local.

A melhor empresa de infraestrutura condominial

Grupo que atua há mais de 20 anos em gestão condominial, a ASC Service trabalha com foco em gestão, conservação, limpeza, manutenção e segurança patrimonial. A intenção é prestar ótimos serviços e garantir a satisfação total e completa do cliente. Agora que você entendeu a diferença entre maioria absoluta e maioria simples, saiba mais sobre nossas soluções acessando nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *