Biometria nos condomínios: vantagens e desvantagens a considerar
31 de maio de 2019
Síndico pode reter documentos? Veja o que diz a lei
3 de junho de 2019

Dicas para melhorar a vida das crianças dentro do condomínio

Crianças dentro do condomínio são pauta frequente das assembleias e das discussões entre vizinhos.

Tanto a infância quanto a adolescência são períodos importantes de nossas vidas nos quais estamos formando nossas personalidades, descobrindo o mundo e aprendendo as regras de convívio social.

Grande parte dos eventos que vão formar a nossa história infantil e também nossas lembranças ocorre nos espaços em que convivemos com nossos familiares, amigos e vizinhos. Atualmente, muitos pais escolhem viver em condomínios visando oferecer melhores condições de lazer e segurança para seus filhos.

É importante que os moradores e administração entendam que as crianças possuem características diferentes dos adultos e que também têm direito a usufruir dos espaços de convivência.

Torne os espaços do condomínio mais interessantes para as crianças

Crianças são curiosas, cheias de energia e estão aprendendo as regras do convívio social. Dentro de um condomínio, é natural que com o tempo elas tenham explorado todos os espaços possíveis e aquilo que antes era novidade passa a ser chato para elas.

É importante que a administração e os moradores procurem tornar os espaços de convivência atrativos para as crianças. Existem diversas maneiras de trazer novidades e fazer com que o lazer dentro do condomínio seja mais interessante.

Uma estratégia que não demanda muitos recursos é criar um calendário de atividades. Pode-se usar temas como dia das bruxas, festa junina ou outra data festiva para se produzir atividade direcionada às crianças e adolescentes.

Na quadra e no salão de jogos, é possível trazer outras atividades como organizar um campeonato, de várias modalidades esportivas, ou ministrar minicursos onde professores podem ensinar jogos como vôlei, basquete, pingue-pongue ou xadrez.

Sessões de cinema, minibailes ou festivais de música são outras opções que, quando bem organizadas, aumentam a satisfação das crianças dentro do condomínio e tranquilizam os pais.

Incentive a participação das crianças

Uma maneira de se minimizar os problemas decorrentes do dia a dia das crianças dentro do condomínio é aumentando a conscientização delas quanto às regras internas de convivência.

Muitos locais adotam uma estratégia interessante que é a organização de assembleias de crianças para discutirem questões de convivência e, em outros condomínios que já utilizam este mecanismo há mais tempo, chega-se a adotar a figura do síndico mirim e dos conselheiros.

Em outros condomínios adota-se apenas a prática de criar comunicações dirigidas aos pequenos. Desta forma, os comunicados internos passam a adotar uma linguagem e uma simbologia voltadas para chamar a atenção e educar as crianças.

Ouvir as crianças e adolescentes é outra forma eficaz de respeita-las e aumentar a satisfação delas quanto à vida em comunidade. Elas poderão ajudar a encontrar maneiras mais simples e divertidas de tornar estes espaços interessantes e prazerosos.

Com planejamento, paciência e orientação, é possível criar espaços de convivência nos quais as crianças possam brincar com segurança, gastar sua energia e aprender a conviver socialmente.

Conscientização com participação são a combinação ideal para tornar os moradores mirins mais cientes das regras de convivência interna e também mais interessados em tudo aquilo que tornará o dia a dia mais divertido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *