Onde obter uma boa assessoria jurídica para condomínios?
16 de janeiro de 2020
Jardinagem corporativa: 5 dicas para obter os melhores resultados
22 de janeiro de 2020

Como cuidar do departamento pessoal no condomínio?

O departamento pessoal no condomínio exige cuidados para que a ordem e o funcionamento ideal sejam mantidos. Atualmente, os requisitos dos moradores cresceram, cobrando por uma qualidade maior no que se refere à confiabilidade, eficácia e serviço.

Por isso, há um investimento maior por um departamento pessoal competente, isto é, com uma capacidade satisfatória no que se refere à contratação e gerenciamento de equipes especializadas em prestar serviço para condomínios.

Afinal, o departamento pessoal de um condomínio tem uma série de encargos referentes aos profissionais como síndico, funcionários de limpeza, jardineiro, segurança e porteiro.

Nesse post, você confere as tarefas principais do departamento para compreender a importância e aprender como cuidar do setor, contratando profissionais especializados para compor a equipe.

Quais as funções do departamento pessoal do condomínio?

Admissão e demissão de funcionários

A contratação de uma equipe competente para trabalhar no prédio pede que estejam a par da vaga e do perfil desejado pelo colaborador. Assim como a análise de recrutamento e das abordagens e técnicas corretas para entrevistas. Desse modo, o departamento pessoal do prédio necessita de sabedoria e temperança para não cometer equívocos na contratação.

Coordenação do processo após a contratação

Uma segunda função pertinente ao departamento pessoal é o cuidado de todo o segmento burocrático após a contratação de funcionários. Por exemplo:

  • A efetuação de cadastro de colaborador do PIS;
  • A confecção das folhas de pagamento;
  • Organização do recolhimento de imposto sindical, PIS e do FGTS;
  • Criar e manter a escrituração no livro de registros de empregado;
  • Realização do cadastro e recadastro no INSS.

Gerenciamento de recursos

O setor administrativo do condomínio também requer uma atenção em especial. Portanto, é necessário que o departamento pessoal do prédio faça o orçamento e o planejamento para gerenciar de modo organizado os recursos do prédio destinados tanto à contratação quanto à demissão de funcionário.

Administração das reclamações

Além disso, o departamento pessoal no condomínio deve servir de mediador entre os moradores e os funcionários do prédio. Ou seja, recebendo e avaliando as reclamações, a fim de minimizar e resolver conflitos.

Prevenção de acidentes no trabalho

A prevenção, bem como a comunicação dos acidentes no trabalho, são uma tarefa designada ao departamento pessoal no condomínio. Assegurar que os funcionários estão trabalhando com segurança e listar os equipamentos necessários para tal também é um trabalho desse setor.

Como escolher e cuidar de um bom departamento pessoal no condomínio?

Perante responsabilidades de tamanha importância, é crucial ter o cuidado de escolher um departamento pessoal competente. Afinal, é necessário que os profissionais envolvidos nas atividades sejam experientes e especializados na área de RH. Isso assegura certa garantia de que as atividades serão efetuadas com a máxima precisão.

Uma vez que as tarefas designadas ao departamento pessoal não sejam cumpridas com cuidado e precisão, o condomínio passa a ser suscetível a lidar com consequências sérias. Como exemplo, podemos citar multas, ações trabalhistas, contratações equivocadas de profissionais incompetentes ou incompatíveis com o perfil dos cargos, dentre outros.

Considerações finais

Terceirizar o serviço do departamento pessoal no condomínio para especialistas pode ser a solução ideal. A ASC Sergice é especializada na prestação de serviços para condomínio, ajudando a cuidar e assegurar a ordem. Conheça hoje mesmo nossos serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *