Os gestores de condomínios precisam estar sempre atualizados e o mercado disponibiliza uma série de cursos para síndicos para que possam aprimorar a sua gestão. Confira abaixo algumas ótimas opções para o síndico profissional se manter no mercado!
É claro que você provavelmente respondeu “os síndicos”, ou quem deseja se tornar síndico, e de certa forma está certo, mas existem dois tipos de síndico. Vejamos a seguir!
É um morador ao qual a função de síndico é delegada. Ele tem toda a autoridade de um síndico, assim como toda a responsabilidade.
É preciso que seja uma pessoa preparada e dedicada para lidar com as finanças, custos, gastos e ainda prestar contas aos moradores.
O síndico, por lei, não precisa receber, mas isso não significa que boa parte dos síndicos no Brasil não receba pagamentos.
É um contratado pelo condomínio para exercer a função de síndico, não sendo um morador.
É sempre bem preparado e é o que normalmente faz os cursos para síndico. Nesse caso, é claro que ele recebe para exercer essa função, pois é um funcionário como qualquer outro.
Os cursos podem ser tanto aqueles direcionados para quem busca se tornar um síndico profissional, quanto para quem já é síndico profissional e quer se aprimorar, pois precisa se manter no mercado.
É feito por aqueles que vão se tornar síndicos profissionais, ou seja, com salário e registro CLT. Com o curso básico você já pode se tornar um profissional na área, mas existe a possibilidade de aprimoramento.
Esse curso é para aqueles que já são síndicos profissionais e desejam entender mais sobre a profissão e como lidar com tudo. Existem inúmeras técnicas e maneiras de lidar com documentos e com questões legais que um síndico profissional precisa saber.
É claro que o síndico aprende a gerir em seus cursos, mas ele pode aprender técnicas à parte em cursos de gestão e planejamento, além de adquirir novos conhecimentos para lidar com obras e expansões.
Os cursos para síndicos não precisam ser, necessariamente, diretamente ligados à função. Aprender a administrar, lidar com negócios, coordenar e uma série de outras funções também podem ser úteis e muito aplicáveis na função do síndico.
É claro que, na formação de síndico, ele aprenderá o básico, mas é importante estar ciente de novas leis, mudanças no mercado e uma série de processos que poderão ajudar o síndico a lidar com questões legais com enorme facilidade.
O trabalho mais antigo de síndico não é parecido com o atual. Hoje é comum que condomínios utilizem utensílios eletrônicos para cuidar da segurança, dos Correios, registros de entrada de pessoas, entre outros.
Isso é ótimo para economizar papel e ajudar na sustentabilidade, mas requer um preparo por parte do síndico para lidar com tudo.
Existem vários cursos para síndicos que podem inseri-los no mercado de trabalho, mas, mais do que isso, mantê-los. Eles precisam estar sempre atualizados, principalmente no que diz respeito à digitalização. A ASC Service oferece serviços de qualidade para que você possa manter o condomínio em dia. Experimente solicitar uma consultoria!