Inadimplência no condomínio em época de Natal: previna-se
14 de dezembro de 2020
É permitido pendurar objetos na beirada da janela do apartamento?
16 de dezembro de 2020

5 cuidados preventivos contra incêndios em prédios

Incêndios em prédios e condomínios são mais comuns do que imaginamos. Eles podem ser causados por falta de cuidado, instalações elétricas antigas, vazamento no sistema de gás, entre outras razões. Aumenta muito o risco o fato de haver várias salas ou apartamentos. Por isso, é importante conhecer alguns cuidados preventivos contra incêndios em prédios.

As normas contra incêndio variam em cada estado, mas certos cuidados são únicos. Em seguida, mostramos as principais medidas.

Instalações fixas

Os cuidados preventivos contra incêndios em prédios precisam estar já no projeto.

A instalação de portas corta-fogo no acesso às escadas é importante, mesmo que a lei local não obrigue. Além disso, elas devem ficar sempre fechadas. Não se pode esquecer, também, de instalar corrimãos dos dois lados das escadas.

Sensor de fumaça, por sua vez, deve ser instalado nos corredores e áreas comuns.

Luzes de emergência precisam ser colocadas nos corredores. Elas devem ser ligadas a uma fonte extra, a fim de funcionar mesmo em caso de queda de luz.

Muita atenção também ao sistema de gás do prédio. Técnicos da companhia devem ser chamados caso haja suspeita de vazamento.

As bombas de incêndio, ao mesmo tempo, precisam passar por manutenção anual.

Equipamento de combate a incêndio

Eles são exigidos porque podem evitar que um pequeno incidente se transforme em algo maior. Assim, entre os mais importantes cuidados preventivos contra incêndios em prédios, estão os equipamentos de combate em dia.

Os extintores devem passar por inspeção do Inmetro. Aliás, todos os anos, o instituto altera as cores dos lacres. Isso garante que os equipamentos foram recarregados.

As mangueiras contra incêndio, por sua vez, também precisam passar por manutenção. Os técnicos avaliam suas condições e se é preciso que se faça troca de peças.

Brigada de incêndio

A equipe de funcionários – ou, pelo menos, a maior parte dela – precisa passar por treinamento de combate a incêndio. Ela deve saber usar os extintores, colocar em prática o plano de fuga e ajudar os moradores nesses casos.

Além disso, dentro do possível, é indicado que alguns moradores também façam parte da equipe de combate a incêndio.

Rota de fuga

Outro dos cuidados preventivos contra incêndios em prédios é ter uma rota de fuga. Elas precisam passar por aprovação do Corpo de Bombeiros. Devem estar bem sinalizadas e, claro, com fácil acesso ao lado de fora.

Documentação em dia

Todo prédio precisa ter um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Esse documento garante que o local está de acordo com as normas de segurança contra incêndios e pânico.

Para conseguir o AVCB, o prédio precisa mostrar que está em dia com a lei. Uma das coisas básicas é ter os extintores em ordem. Rotas de fuga bem definidas e presença de mangueiras contra incêndio também são avaliados.

Além disso, é preciso também apresentar laudos que mostrem as boas condições das instalações elétricas e de gás.

Gostou dessas dicas sobre cuidados preventivos contra incêndios em prédios? Então saiba mais sobre os serviços da ASC Service e veja como podemos ajudar em sua administração e segurança condominial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *