Qual a diferença entre maioria absoluta e maioria simples?
31 de agosto de 2020
Como lidar com atrasos na taxa condominial?
9 de setembro de 2020

Como funciona a contratação de síndico profissional?

Quando é uma decisão unânime dos membros de um determinado condomínio, contratar um síndico pode ser uma boa opção. Alguns pontos precisam ser observados para isso e os fatores sobre como funciona a contratação de síndico profissional serão tratados aqui.

Contratação de síndico profissional

Sabendo da responsabilidade que um síndico carrega, muitas vezes torna-se inviável eleger um morador para desempenhar essa função. Por conta disso, a contratação de um síndico profissional é algo tão importante, visto que pode facilitar muito a vida dos moradores.

Dessa forma, é possível delegar todas as responsabilidades de um síndico a um profissional contratado, inclusive perante a lei. Por isso, a contratação deve ser feita da maneira mais correta possível, a fim de evitar surpresas desagradáveis.

Assim sendo, para iniciar o processo de recrutamento, basta fazer uma pesquisa de mercado, localizando os candidatos e procurando referências. Uma opção interessante é buscar essas informações junto a empresas administradoras de condomínio e imobiliárias.

Depois de analisar os nomes e currículos, é necessário solicitar as certidões atualizadas de INSS, Previdência, Receita Federal, além de prefeitura e protestos. Desse modo, o profissional será um prestador de serviços, por isso é necessário ver como se encontra o lado financeiro da empresa.

A eleição do síndico

Da mesma forma como ocorre com o síndico morador, o profissional contratado também precisa passar pelo processo de eleição. Vale lembrar que é a ata da assembleia que legitimará as funções e responsabilidades do novo síndico.

Nesse sentido, fazer um contrato entre síndico e condomínio não garante representatividade legal desse profissional para com as responsabilidades da função. Através da ata, o síndico contratado passa a responder juridicamente, seja civil ou criminalmente.

Depois da eleição feita e da ata devidamente elaborada, aí então o contrato deve ser lavrado. Nesse contrato, devem constar as seguintes informações:

  • Jornada de trabalho;
  • Férias e décimo terceiro;
  • Rescisão.

Assim sendo, é necessário descrever qual será a carga horária trabalhada pelo contratado, bem como os detalhes sobre canais para contatá-lo quando este estiver ausente. Já referente ao décimo terceiro salário, é preciso que isso esteja registrado, por mais que alguns profissionais não o peçam.

Ainda assim, os detalhes sobre as férias também precisam estar discriminados no contrato, além das folgas e feriados. Quanto à rescisão de contrato, é importante estabelecer os prazos para isso.

A melhor opção: ASC Service

A fim de orientar o leitor a identificar a melhor administradora de condomínio, a ASC Service é uma empresa sólida que está no mercado desde 1998, sendo uma especialista em condomínios. Além disso, a ASC oferece apoio administrativo, assessoria jurídica e muito mais.

Portanto, para realizar a contratação de síndico profissional, a ASC é a melhor opção presente no mercado, sempre garantindo a melhor administração condominial, respeitando e atendendo as necessidades dos moradores. Entre em contato hoje mesmo e veja como podemos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *