Como contratar e escolher uma empresa de portaria remota?
7 de maio de 2019
Como o síndico deve agir em situações em que algum condômino solicita as imagens do sistema de câmeras do prédio?
17 de maio de 2019

Condomínios no Distrito Federal apostam em câmeras e aplicativos de segurança colaborativa entre os moradores

A questão da segurança é, talvez, uma das mais debatidas em todo o Brasil recentemente. E por mais que muitas vezes tenhamos medo, precisamos viver nossas vidas e encarar o dia a dia mesmo com a violência que, infelizmente, é uma realidade para nós. Algo que tem chamado bastante atenção no Distrito Federal, porém, é o uso da tecnologia em condomínios para formar a chamada segurança colaborativa.

O que é segurança colaborativa?

Podemos definir segurança colaborativa como a forma que um determinado grupo de pessoas, sejam moradores de um bairro, de um prédio ou de um condomínio, age para vigiar o seu espaço e assegurar o bem-estar de todos ali. Pode-se dizer que isso não é algo que surgiu de hoje, mas a grande novidade e o que tem chamado atenção para a participação ativa das pessoas na segurança colaborativa é o uso da tecnologia.

Serviços como os de portaria remota são um exemplo de como moradores de um condomínio podem ter acesso às câmeras de vigilância através de um aplicativo, aumentando a comunicação entre si e fazendo com que todos ali se sintam mais seguros.

A Portech é uma das empresas em Brasília que oferece serviços de portaria remota, reforçando a sensação de segurança e incentivando a segurança colaborativa também.

Quais as vantagens?

Você já ouviu a frase “unidos somos mais fortes”? Ela faz sentido em diversos momentos de nossas vidas, mas quando falamos em segurança colaborativa, podemos dizer que ela é a principal vantagem. É claro que existem muitas outras que fazem com que esse conceito seja cada vez mais adotado.

Participação coletiva

A participação de muitas pessoas é o princípio básico da segurança colaborativa, como o próprio nome diz. Mas, além disso, essa também a principal vantagem desse sistema, já que muitas pessoas agem em torno de um único objetivo, o que nos leva à próxima vantagem.

Maior sensação de segurança

Como dissemos, o fato de muitas pessoas participarem da vigilância de seus condomínios faz com que a sensação de segurança entre todos aumente. Além disso, também podemos citar as novidades tecnológicas como catalisadoras dessa grande ação conjunta.

Maior segurança na prática

A ação das pessoas faz com que o trabalho de segurança da polícia, por exemplo, seja feito de forma mais fácil, já que qualquer alerta dado vai carregar informações precisas e com ajuda de aparelhos eletrônicos. Isso significa não só uma sensação de segurança, mas um local mais seguro na prática, já que as ações tomadas por todos os moradores de um condomínio possuem bons efeitos.

Considerações finais

Não é possível termos controle sobre todas as coisas que envolvem o nosso dia a dia, principalmente no que diz respeito à segurança. Porém, inovações como a segurança colaborativa e o crescimento de oferta de serviços que auxiliam as pessoas nesse sentido trazem uma sensação de que podemos ser mais ativos e cuidar mais uns dos outros. Unidos não somos apenas mais fortes, mas também mais competentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *