Síndico pode reter documentos? Veja o que diz a lei
3 de junho de 2019
Os 7 passos que você deve seguir para preparar uma eleição de síndico
17 de junho de 2019

Como um sistema de votação (keypad) pode ajudar no dia a dia dos condomínios

A tecnologia vem alterando todos os aspectos da administração de condomínios. O sistema de votação (keypad) é um exemplo destes recursos tecnológicos que surgiram para facilitar a vida de síndicos e condôminos.

Primeiro eles começaram a ser adotados em assembleias, tornando todo o evento mais rápido e prático. Agora é possível ver os keypads em várias situações cotidianas dentro dos condomínios.

O que são keypads?

O keypad é o principal recurso tecnológico utilizado atualmente para tornar o sistema de votação mais ágil e preciso. Eles são, basicamente, terminais individuais de coleta de dados sem fio.

De maneira prática, rápida e precisa, eles proporcionam uma votação interativa que pode ser utilizada em diferentes ocasiões como reuniões, apresentações, assembleias, entre outras.

Além da agilidade, este sistema de votação torna os encontros mais seguros e produtivos, já que ao agilizar as votações ele permite a melhor gestão do tempo.

O sistema é simples e consiste em um pequeno aparelho receptor que transfere o voto do participante diretamente para o software instalado em um computador. Basta apenas que o participante aperte o botão que corresponde à sua escolha para que seu voto seja computado.

Após o processamento da informação, o sistema gera em tempo real um gráfico que pode ser exibido em uma tela convencional ou um telão para a conferência imediata dos participantes.

Como utilizar este sistema na administração do condomínio?

A utilização mais comum do sistema de votação (keypad) é nas votações das assembleias de condomínio. Nestas ocasiões, este recurso torna todo o processo decisório mais rápido, transparente e seguro.

Entretanto, a facilidade de uso desta ferramenta tem feito com que o sistema venha sendo adotado em outras situações do cotidiano da gestão condominial.

Alguns síndicos têm realizado pesquisas rápidas de opinião com os condôminos para pautar a sua atuação no dia-a-dia ou para embasar as sugestões que serão levadas para as próximas assembleias.

Realizar pesquisas de satisfação, com condôminos e até com visitantes, é outra maneira encontrada para se aproveitar as facilidades deste interessante recurso. Nestes casos, é comum realizar-se uma ou duas perguntas objetivas sobre questões como o atendimento, a limpeza ou a segurança.

Usando o sistema keypad para o lazer no condomínio

Em alguns condomínios, o uso do sistema de votação (keypad) vai além da utilização na gestão administrativa. Nestes locais, este recurso também é utilizado para o lazer e até a conscientização dos condôminos.

A brincadeira acontece em formato de game shows no qual equipes, ou participantes individualmente, são incitados à responderem às questões através de múltiplas respostas.

Nesta espécie de quiz, a competição se dá por meio de perguntas que devem ser respondidas através das opções constantes nos keypads. Estas brincadeiras são realizadas, principalmente, em eventos de confraternização dos condôminos.

Este formato de utilização do sistema de votação (keypad) também pode ser usado para promover a conscientização entre os condôminos.

O mesmo princípio de perguntas que são respondidas por meio de alternativas nos aparelhinhos pode ser usado para educar as pessoas quanto às regras internas e questões relativas à convivência em comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *