Vantagens de utilizar o aplicativo ASC para o condômino
27 de novembro de 2018
Assembleia virtual: uma ferramenta a favor dos condomínios
30 de novembro de 2018

Como seu condomínio pode ajudar o meio ambiente

Ajudar o meio ambiente, além de ser uma atitude responsável ante o nosso planeta e a vida das futuras gerações, também pode significar uma excelente forma de aumentar a eficiência da gestão e reduzir gastos em seu condomínio.

Os principais gargalos que impedem a consecução desses objetivos são o consumo excessivo de papéis e o de combustíveis.

Pensando nisso, abordamos, neste artigo, algumas dicas que, embora de fácil implementação, podem ajudar o meio ambiente a partir do enfrentamento desse duplo desafio. Boa leitura!

Reutilize folhas de papel recicladas

Mudanças simples são capazes de gerar impactos positivos sobre os gastos do condomínio e ajudar o meio ambiente.

Usar papéis reciclados é uma boa ideia, desde que seja, não um fim em si, mas uma etapa na transição a um condomínio paperless (termo inglês que se referem a ambientes nos quais a utilização de papel é eliminada ou substancialmente diminuída).

Lembre-se de que o ato de reciclar, por exemplo, uma tonelada de papéis corresponde a poupar cerca de 22 árvores, reduzindo o consumo de eletricidade em 75% e um índice de poluição 74% menor em relação à fabricação de novos papéis.

Invista na gestão de documentos digitalizados

Conforme mencionado, para efetivamente ajudar o meio ambiente, não basta que o seu condomínio reutilize folhas recicladas. A necessidade de que cada documento, para ser considerado oficial ou válido, tenha de ser assinado manualmente, obriga o condomínio a fazer mais impressões.

Isso pode ser evitado a partir do investimento nas assinaturas digitais: além de contar com a mesma validade, em termos jurídicos, dos documentos manualmente assinados (desde que haja a certificação digital), o condomínio ganha tempo, agiliza os processos e elimina os custos cartorários.

Além disso, não haverá necessidade de gastar combustível em veículos que, de outra forma, deveriam se deslocar pela cidade para obter assinaturas, adquirir papéis ou tintas para as impressoras.

Aposte no cloud storage

Com o cloud storage(armazenamento na nuvem, em tradução livre), o condomínio não precisará imprimir vias de documentos e contratos e, tampouco, guardar documentos em salas de arquivos.

Na prática, todas as tarefas relacionadas à gestão de documentos podem ser transformadas. Essa forma de arquivar documentos, aliada à cultura de assinatura digital, levará o seu condomínio a um patamar superior em sua missão de ajudar o meio ambiente.

Envie os boletos por e-mail

Em nosso país, o consumo de papel apresenta, infelizmente, quantidades assombrosas: são nada menos do que 45 quilos por habitante!

Se levarmos em consideração o fato de que, segundo a Revista Galileu, um eucalipto pode render, no máximo, 24 mil folhas A4, imagine o quanto cada condomínio poderia ajudar o meio ambiente caso fossem implementadas formas mais modernas de tramitação de documentos.

Quantos boletos o seu condomínio envie dentro no período de um ano? E se adicionarmos os recibos, envelopes e demais documentos relacionados?

Não se esqueça de que tomar a iniciativa de reduzir o consumo de combustíveis e papéis em seu condomínio contribui para manter sua viabilidade financeira e, principalmente, mostrar aos condôminos o seu compromisso em ajudar o meio ambiente.

 

2 Comentários

  1. […] produzido nos condomínios e vai parar em aterros sanitários ou lixões (quando não nas ruas). Na era da sustentabilidade e da consciência ambiental, uma saída para diminuir este problema e cuidar da natureza é a […]

  2. […] É possível elevar a arrecadação do condomínio ao vender lixo reciclado para as empresas que tratam os detritos ou empregar os materiais sustentáveis na criação de adornos, fabricação de adubos e outras formas de reduzir gastos e ajudar o meio ambiente. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *