Materiais sustentáveis no condomínio e a importância do seu uso
4 de dezembro de 2018
Banco digital para os condomínios: o fim da burocracia e redução de custos para o condomínio
4 de dezembro de 2018

Como ser um síndico de sucesso no seu condomínio?

Ser síndico de um condomínio exige de uma pessoa muitas habilidades distintas e jogo de cintura para que se consiga ser um síndico de sucesso. A tarefa não é fácil, mas com técnicas e comportamentos adequados, é possível realizar uma gestão com competência, transparência, que entregue bons resultados e que garanta o bom relacionamento com os demais condôminos.

Para te orientar, a ASC Service, líder em gestão condominial, separou algumas dicas importantes que farão síndico, funcionários e moradores desfrutarem do mesmo espaço em harmonia e ordem.

Como ser um síndico de sucesso com algumas atitudes indispensáveis

A menos que você seja um síndico profissional, sua rotina envolve suas tarefas diárias e a função de síndico do condomínio. Por isso, é natural que não se tenha disponibilidade integral para cuidar das questões condominiais.

Sendo assim, é importante que se mantenha um canal de comunicação aberto com funcionários e moradores. Eles ajudarão a entender as demandas não apenas do prédio, mas também como as deles próprios.

Mesmo assim, não deixe de estipular um limite para preservar a sua saúde física e psicológica. Deixa claro para porteiros, zelador e moradores os horários que você está disponível para realizar as funções de síndico e oriente os funcionários a não dirigirem reclamações por interfone. Elas devem ser feitas em um livro específico, onde serão lidas durante o expediente seguinte.

É preciso também informar os canais corretos de comunicação com o síndico. Afinal, você não quer ninguém tocando a sua campanha durante a madrugada para receber uma queixa ou uma sugestão.

Ainda sobre bom relacionamento, evite se desgastar com os outros condôminos. Um síndico de sucesso tem um papel de mediador de conflitos, e não causador deles. Sempre que precisar enviar uma advertência ou aviso de multa, faça isso por escrito.

Já nas assembleias, reuniões onde muitas vezes o clima pode esquentar, atue ao lado do presidente da mesa para que elas sejam rapidamente controladas e que o conflito seja enviado à votação. Desta forma, prevalecerá a vontade coletiva e o síndico não precisará tomar partido.

Outros detalhes importantes

O síndico de sucesso é aquele que também sabe dividir funções.

Incentive que outros condôminos participem da gestão condominial com a criação de comissões específicas (segurança, jardinagem, lazer, obras). Assim, o síndico tira um pouco das responsabilidades de suas costas e garante que essa divisão signifique mais foco e, com isso, melhores resultados.

E esses resultados devem sempre ser notados pelos condôminos. Para isso, basta uma boa comunicação com eles. Mostre o que está sendo feito para melhorar o espaço que eles habitam.

Para ser um síndico de sucesso, alie isso a muita organização. Lembre-se que, periodicamente, é necessário que se faça uma auditoria dos gastos realizados com os recursos do condomínio. Então, é de suma importância que tudo seja registrado de forma a ser possível prestar contas sem que se levante qualquer suspeita de irregularidade.

O mesmo serve para a “papelada” comum aos condomínios. Documentos como notas fiscais, atas de assembleias, documentação dos funcionários e atas de reuniões do conselho devem ser arquivadas corretamente.

O síndico de sucesso exerce um papel executivo. Ou seja, ele apenas executa o que está definido no regime interno. Sendo assim, é essencial que se conheça as leis decididas na Convenção Condominial. Uma leitura profunda é a primeira coisa que um síndico deve fazer ao assumir a função.

Somando forças com profissionais

Como as tarefas são muitas para apenas uma pessoa, é fundamental ter uma boa empresa auxiliando na gestão condominial. Neste assunto, a ASC Service é especialista e está há mais de 20 anos no mercado, atuando no Distrito Federal, em Goiás e em Santa Catarina.

Entre em contato hoje mesmo com um de nossos especialistas!

3 Comentários

  1. […] orçamentária. Mas, para chegar lá, selecionamos algumas dicas para você se organizar e tirar máximo proveito de cada reunião. Vem com a […]

  2. […] a popularização das locações por temporada em condomínios, síndicos e administradores acabaram ficando perdidos sobre a legalidade desse tipo de locação em […]

  3. […] primordial para todo bom síndico, bem como para todo administrador de um condomínio, conferir a segurança do prédio, se está tudo dentro dos critérios da lei, porque com […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *