Apartamento de 10m² é novo conceito em São Paulo: será uma tendência em todas as capitais?
4 de abril de 2019
Taxa de condomínio cara reduz chance de aluguel de imóvel: o que fazer para evitar?
21 de abril de 2019

Como o síndico pode utilizar o marketing a favor de sua gestão?

Ocupar o cargo de síndico definitivamente não é para principiantes, mas algumas práticas podem melhorar seu desempenho. Afinal, seja um síndico veterano ou iniciante, ninguém quer cometer erros amadores. Pensando nisso, entre tantos desafios diários, existem estratégias pontuais que respondem alavancando a gestão.

Existe um ponto comum entre os síndicos, sejam eles residentes ou profissionais: conquistar a satisfação e a boa aceitação por parte da massa condominial. Claro, sem que para isso tenham que descuidar de uma administração austera e correta.

O ofício de síndico não difere das outras áreas, nesse quesito. É preciso saber se comunicar com seu público, tornando-se fundamental conhecer os processos adequados para tal.

Para tanto, o marketing pessoal pode vir bem a calhar. Projetar uma imagem de confiança, credibilidade e profissionalismo é um passe para uma carreira bem-sucedida. Mas como fazer isso em sua administração enquanto síndico? É isso que esse artigo pretende mostrar.

Com dicas práticas, simples e eficazes, ensinamos você a como otimizar sua gestão por intermédio do marketing! Vamos aprender alguns truques?

Dicas de marketing para uma boa gestão

1. Faça-se notar

Você conhece a máxima “aquele que não é visto, não é lembrado”? Essa sabedoria popular pode ser aplicada aos síndicos “fantasmas”, por assim dizer.

A dica é: apareça, faça-se visto e presente. O ofício de síndico não diz respeito somente à resolução de problemas. Mais do que isso, sua função implica em implantar novidades e investir em melhorias para o condomínio.

Procure se comunicar com os moradores, descobrir se estão satisfeitos ou guardam sugestões. Certifique-se sobre a segurança do parquinho, sobre as opções de lazer do ambiente. Em suma, converse, escute, estude o condomínio. Para um bom marketing, o primeiro passo é saber com o que e com quem se está lidando.

2. Estipule um plano

Você tem uma tabela de planos e metas a serem realizadas dentro do período de sua gestão? Não? Pois é hora de criar um. Organize-se, saiba onde quer chegar e descubra como ir. Mostre serviço.

Estipule um cronograma, anote as datas de eventos, reuniões e confraternização do condomínio. Portar-se como um síndico responsável e proativo acarreta credibilidade para o seu posto. Para demonstrar comprometimento com o cargo, crie também desafios. Supere a si mesmo, reinvente.

3. Mantenha-se longe de intrigas

Lembre-se: um bom síndico é um síndico transparente, que dialoga com os moradores e não comete omissões. Uma vez que é você a ter acesso às informações, encarregue-se de propagá-las com clareza. Comporte-se adequadamente.

Não promova fofocas ou se dê ao desfrute de tratar de assuntos sérios em elevadores. O andamento dos projetos do condomínio deve ser debatido em reuniões em lugares apropriados.

Trate todos igualmente, com gentileza, serenidade e postura. Não prive os moradores do direito de saber sobre os colaboradores, acontecimentos ou problemas do condomínio. Seja seguro e separe seu papel profissional do lado pessoal. Priorize o bem-estar geral dos moradores.

4. Não apenas comunique, aja!

A ação é tão importante como a comunicação. Afinal, para dar crédito às suas palavras, é necessário materializá-las na realidade.

Não esqueça de investir em reparos, consertos e manutenções no condomínio. Lembre-se que o lazer, a decoração e o entretenimento dos moradores é tão importante quanto qualquer outro tópico da sua gestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *