Gestão de funcionários do condomínio: quais as melhores práticas?
23 de março de 2020
4 formas práticas de gerar receita para o condomínio
25 de março de 2020

Como limpar o condomínio em época de Covid-19?

Além das mudanças de rotina nos mais diversos setores da cadeia produtiva, a pandemia de Covid-19 chegou para alterar também a rotina da população residencial. Por isso que, neste artigo, vamos abordar medidas estratégicas para você que quer aprender a como limpar o condomínio em tempos de coronavírus.

O que diz a lei?

Entre muitas dúvidas legais, sempre há a questão dos limites das leis a serem aplicadas. Embora estejam em vigor indeterminadamente, restrições já impostas por administradoras de condomínios possuem amparo da lei.

Até porque, segundo especialistas em Direito empresarial, imobiliário e civil, cabe aos síndicos cobrar suas atribuições legais. Além do mais, cada morador pode aprender como limpar o condomínio de forma eficiente, colaborando para a segurança de todos.

Para tanto, basta seguir nossas dicas, verificar e obedecer o que dizem as recomendações das autoridades sanitárias e a convenção local. Em todo caso, o adequado seria a definição de regras temporárias por meio de assembleia ou convenção de condomínio.

Dicas de como limpar o condomínio contra o Coronavírus

Para você tirar suas dúvidas e saber como limpar o condomínio, fique atento aos tópicos abaixo e coloque tudo em prática hoje mesmo. Sendo síndico ou não, é dever de todos zelar pela saúde coletiva.

Como fazer a restrição de áreas comuns?

Em primeiro lugar, antes de saber como limpar o condomínio e áreas comuns como as piscinas, os salões de festa, academias e brinquedotecas ainda devem sofrer restrições de uso. No entanto, já em condomínios maiores e com grande fluxo de pessoas, as atividades sofrem restrição total de acesso.

Em relação a condomínios menores e com pouca circulação de pessoas, as áreas podem ter apenas redução de uso mediante o cumprimento de regras rígidas de limpeza.

Como usar o álcool gel de forma eficiente em um condomínio?

Como ação diária e participação de todos os condôminos, você pode apostar na distribuição de dispensadores com álcool em gel em áreas comuns. Assim, você pode tocar objetos e acessórios comuns sem maiores preocupações.

Com isso, você e demais condôminos vão poder manter limpos locais e áreas como maçanetas, corrimãos, elevadores e cadeados. Além do mais, vale a pena investir em palitos de dente para acionar os elevadores ou exercitar-se usando as escadas.

Os condomínios precisam fornecer álcool em gel?

Sim. Cada síndico e administradora de condomínio precisa estar atualizado e ser proativo para seguir cada determinação e orientação das autoridades sanitárias.

Para isso, conte com o auxílio da Ordem dos Advogados do Brasil, assessores jurídicos de condomínios e associações de classe para garantir seu parecer de orientação.

Como limpar o condomínio e restringir a entrada de serviços essenciais?

Claro que, além saber como limpar o condomínio para prevenir o Coronavírus entre os condôminos, é preciso restringir a entrada de pessoas de delivery e outros trabalhadores contratados.

No entanto, além dos passos já citados acima, tudo depende da forma de acesso, pois cada porta de entrada pode ser foco de contágio. Para a maioria dos condomínios, existe uma porta com abertura remota.

Considerações finais

É de extrema importância que os síndicos, os funcionários, os administradores e até os próprios moradores fiquem atentos à limpeza durante a pandemia do Covid-19. As recomendações das autoridades para que saiamos de casa somente em casos extremamente necessários devem ser seguidas. Além disso, sabendo como limpar o condomínio com atenção e redobrando os cuidados, fazemos a nossa parte para que a disseminação do vírus cesse o mais rápido possível. Fique em casa e cuide do seu condomínio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *