Os diferenciais de uma boa parceria na contratação da terceirizada no condomínio
20 de dezembro de 2018
Quero me candidatar a síndico na próxima assembleia: como devo me preparar?
26 de dezembro de 2018

Como fazer e aprovar a previsão orçamentária para o próximo ano

Assim que o fim de ano se aproxima, é comum surgir o tema da previsão orçamentária na pauta de todo condomínio. Assunto de extrema importância, ela é determinante para manter a boa administração do prédio.

Afinal, é com esse planejamento que todo síndico garante um alicerce financeiro seguro para o próximo ano.

Em linhas gerais, uma previsão orçamentária é a ação de planejar e prever as despesas gerais que entrarão nos custos ao longo de todo o ano seguinte.

A importância da previsão orçamentária

Como todo síndico já sabe, a administração de um condomínio só pode funcionar corretamente quando ela segue certos procedimentos que norteiam toda empresa. E uma das mais importantes é a previsão orçamentária do condomínio.

Por ser parte de um planejamento que visa garantir que a manutenção e outras necessidades sejam cumpridas, a previsão orçamentária é uma obrigação de todo síndico e precisa ser cumprida sempre ao término de cada ano.

Dicas para você acertar no orçamento do condomínio

Claro que a meta é aprovar cada ponto da previsão orçamentária. Mas, para chegar lá, selecionamos algumas dicas para você se organizar e tirar máximo proveito de cada reunião. Vem com a gente!

Organize as receitas

A partir do momento que você estabelecer os valores fixos que cada condômino tem que pagar por mês, esses poderão ser chamados de orçamento. A partir daí você só precisa emitir e entregar os boletos e controlar cada pagamento realizado durante o ano.

Utilize uma planilha (ou conte com um especialista!)

Para manter todos esses levantamentos seguros e organizados, use planilhas do Excel. Elas garantem uma forma de lista com ótimos recursos para cálculos, como somar e dividir.

Porém, de uma forma geral, as planilhas só funcionam bem para gestões pequenas e mais simples. No caso de condomínios maiores, o ideal é contar com soluções profissionais de administração condominial.

Analise as inadimplências

Infelizmente, todo condomínio apresenta condôminos em atraso. Assim, procure avaliar os números de inadimplência relativos ao ano vigente. É possível que a porcentagem seja a mesma no ano seguinte, então, esforce-se para melhorar esse quadro.

Separe margem para imprevistos

Após fazer todas as contas, sempre deixe uma margem para emergências. Geralmente, ela oscila entre em torno de 10% do valor total.

Como os imprevistos sempre podem ocorrer, com essa margem você fica coberto para a eventualidade de precisar pagar consertos inesperados e até mesmo substituir ou adquirir novos equipamentos.

Exiba a previsão aos condôminos

Tudo certo? Esperamos que sim! Pois, ao final de muitas contas, chega a hora de apresentar a previsão orçamentária aos condôminos. Numa assembleia geral, todo o orçamento estará pronto para entrar discussão e possível aprovação.

Aprovando a previsão orçamentária

Para começar, a melhor hora de apresentar sua previsão orçamentária é numa reunião de assembleia. Nesta ocasião, ela precisa ser aprovada pela maioria simples dos moradores do condomínio.

Uma dica para você colocar em prática durante a apresentação é distribuir um material impresso para todos os condôminos acompanharem sua linha de raciocínio.

Com o recurso de gráficos e tabelas, sua apresentação ainda pode ficar melhor visualmente, mostrando profissionalismo e deixando todos a par dos detalhes.

Com a aprovação da previsão orçamentária, lembre-se de mostrar sempre o que você planejou e o que está sendo executado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *