Danos morais a funcionários de condomínio: como agir?
23 de outubro de 2020
Morador sem máscara pode ser multado pelo condomínio?
26 de outubro de 2020

Como evitar pombos em condomínios sem prejudicá-los?

Problemas com pombos no prédio? Hoje, você poderá conferir dicas de como evitar pombos em condomínios.

Certamente não é a melhor das visões ir para janela e ver o beiral todo sujo pela ação de pombos – o mesmo quanto ao pátio externo ou no telhado.

Não se trata apenas de desconforto visual, o odor não é agradável e, principalmente, aumenta-se o risco de transmissão de doenças.

Pombos são transmissores de inúmeras doenças como toxoplasmose, histoplasmose, salmonela e outras tantas que são transmitidas ao humano pelas vias aéreas.

E quanto mais pombos reunidos, mais pombos são atraídos. Enquanto tiver espaço, a turma chega sem cerimônia, fazendo muito algazarra, sujeira e ninhos.

E quem pensa que medidas radicais, como exterminar essas aves de modo violento ou venenoso, dará conta do recado, saiba que o problema pode até ser resolvido, mas provavelmente provocará o surgimento de outro.

Pombos fazem parte da fauna brasileira e são protegidos por lei. Portanto, abater ou maltratar um pombo é crime.

Mas, então, como se livrar dessas aves que oferecem riscos à nossa saúde? Como evitar pombos em condomínios sem cometer alguma infração?

A melhor forma é manejar essas aves se utilizando de algumas técnicas e alternativas para desalojá-las. Abaixo, apresentamos algumas dicas de como evitar pombos em condomínios.

Como evitar pombos em condomínios: 5 dicas

Para impedir a chegada e instalação de pombos no telhado ou em qualquer outro lugar do edifício, o foco deve ser no bloqueio do acesso à alimento, água e abrigo. Pombos precisam desses 3 itens para poderem se instalar.

Veja 5 boas dicas de como evitar pombos em condomínios sem prejudicá-los.

Use naftalina

Se os pombos estiverem dentro das residências ou no forro dos telhados, sem dúvida, uma boa medida será usar naftalina. Elas causam incômodo aos pombos, mas não são nocivas a eles. A proporção deve ser de um quilo para cada dez metros.

Conserte falhas

Falhas em estruturas costumam ser os locais escolhidos dos pombos para nidificarem, isto é, construir seus ninhos. Procure pelo condomínio por essas falhas e conserte para evitar o transtorno.

Vede bordas e telhados

Essas aves costumam acessar o espaço entre o telhado e o amadeiramento. Para evitar esse acesso, uma boa prática é vedar as bordas entre os telhados e as lajes.

Use espículas ou espetos

Os pombos também podem pousar sem cerimônia no parapeito de sua janela. Mas há como impedir a chegada desses inconvenientes: usando espículas ou espetos dispostos sobre os parapeitos. Eles impedem o pouso das aves.

Outra dica é construir parapeitos com inclinação de 45 graus. Pombos não gostam de superfícies inclinadas.

Use a luz

Causar incômodo visual é outra das táticas de como evitar pombos em condomínios. Espelhos, chapas de alumínio e fitas metálicas e outras estruturas refletoras geram incômodo e são eficazes para afastar essas aves.

Conheça a ASC Service

Esperamos que essas dicas sobre como evitar pombos em condomínios tenham ajudado você! Se gostou desse conteúdo, acesse nosso site para conhecer nossas soluções. Somos um grupo de empresas especializadas em serviços prediais com anos de experiências no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *