5 dicas de ouro para economizar luz durante a pandemia
29 de julho de 2020
4 dicas para ajudar os vizinhos do condomínio durante a pandemia
31 de julho de 2020

Como escolher a administradora do condomínio? Veja nossas dicas!

Gerenciar um condomínio, não importa qual seja o tamanho dele, não é uma tarefa fácil – embora não faltem motivos para morar em um. Afinal, estamos falando de uma atividade bem específica e cheia de detalhes que, se não forem bem feitos, podem gerar problemas. É nesse contexto que surge o papel de uma administradora de condomínio. Mas como escolher a administradora do condomínio para o seu empreendimento?

A empresa que vai assumir essa função precisa ser de qualidade. Afinal, estamos falando daquela que vai cuidar de todas as tarefas administrativas, burocráticas e até judiciárias de um condomínio.

Se a administradora trabalha bem, os moradores têm mais conforto e segurança, podendo ficar tranquilos, sabendo que o condomínio está em boas mãos.

Mas, então, como escolher a administradora do condomínio?

Função de uma administradora de condomínio

Antes de entendermos como escolher a administradora do condomínio, é importante ter em mente o que ela faz. Saber quais são as responsabilidades e principais funções vai ajudar a compreender os aspectos que determinam a qualidade de uma empresa do segmento.

As funções de uma administradora estão definidas no Código Civil de 2002 – especialmente a partir do artigo 653. De acordo com esse estatuto, a empresa atual como mandatária do represente legal do condomínio, no caso, o síndico. É importante destacar que essas são funções diferentes, mas complementares na administração do condomínio.

A administradora de condomínio é responsável por:

  • Realizar pagamentos em nome do condomínio;
  • Elaborar e cumprir as folhas de pagamento de funcionários;
  • Contabilizar receitas e despesas;
  • Emitir boletos das taxas condominiais;
  • Auxiliar (antes e depois) na realização de assembleias gerais;
  • Cuidar da prestação de contas do mês.

Entretanto, um aspecto importante a ser destacado é que a administradora não pode tomar providências sem a aprovação do síndico. Somente o representante legal do condomínio tem as prerrogativas de fazer algumas alterações no condomínio – e algumas outras precisam ser aprovadas em assembleia.

Como escolher a administradora do condomínio?

Existem algumas dicas que podem ajudar bastante na hora de escolher a administradora do condomínio.

Faça pesquisas e compare orçamentos

Assim como acontece quando desejamos pagar barato por um serviço, também é preciso pesquisar antes de fechar o contrato com uma administradora. Além disso, outra dica é comparar os diversos orçamentos resultantes da sua pesquisa com as empresas do mercado.

Consulte o histórico e clientes da empresa

Uma boa forma de saber se uma empresa é confiável e de qualidade é consultar o seu histórico e verificar como os outros clientes estão sendo bem atendidos. Esse é um indicativo forte se você deve ou não avançar nas negociações com aquela companhia.

Analise o contrato e cobranças extraordinárias

Um dos maiores motivos de descontentamento com as administradoras são as cobranças “escondidas” no contrato. Por isso, ao fechar uma parceria com uma empresa, analise cuidadosamente o documento antes de assiná-lo para saber se não há cláusulas ou cobranças abusivas.

Avalie o suporte e tecnologia disponíveis

Por fim, a dica final é avaliar o suporte e tecnologias oferecidas pela administradora do condomínio. Uma empresa de qualidade atende bem seus clientes e procura oferecer o que há de mais moderno em seu próprio segmento. Se a empresa peca nesses sentidos, considere procurar outra.

Considerações finais

Entender como escolher a administradora do condomínio não é uma tarefa fácil. Mas as dicas acima devem ajudá-lo nessa árdua tarefa. Além disso, você pode contar com a ajuda da ASC Service, uma empresa que oferece serviços de gestão condominial com transparência, ética e comprometimento no atendimento. Entre em contato e saiba como podemos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *