Síndico corrupto nos condomínios: um mal que afeta todo o país
22 de fevereiro de 2019
A profissionalização de síndicos no mercado condominial
27 de fevereiro de 2019

Como combater fraudes no condomínio com 5 dicas de ouro

Você, morador de apartamento, já deve ter se perguntado como combater fraudes no condomínio. Afinal, o empenho em instalar uma gestão íntegra e honesta deve ser uma missão de todos. Mas como cumprir esse dever? Como combater fraudes no condomínio?

Em primeira instância, é preciso frisar que não existe uma fórmula definitiva e absoluta de como combater fraudes no condomínio. A solução mais prática e aconselhável para manter a má gestão e os desvios de dinheiro longe do condomínio é a participação.

Uma gestão transparente e confiável é aquela que incentiva seus moradores a serem participativos; uma gestão que permite a estes mesmos moradores um acompanhamento próximo e sistemático.

Para guiar seu condomínio ou gestão, confira alguns dos pontos importantes a se cultivar sobre como combater fraudes no condomínio.

Como combater fraudes no condomínio

Participação dos moradores

O condomínio tende a cumprir tratos e acordos quando conta com moradores participativos. É de suma importância comparecer a assembleias e reuniões que visam ajustes e acertos na administração.

Descaso e reuniões às moscas sugerem indiferença da parte dos moradores e dão margem para um mau gestor. Portanto, um modo seguro de como combater fraudes no condomínio é se mostrando presente e atento aos assuntos que concernem ao gerenciamento.

Conselho operante

Para evitar o logro em condomínios, é crucial contar com um conselho ativo. Um conselho relapso e incompetente, de atuação preguiçosa, pode ser o sinal verde para a má fé de gestores.

É necessário estar capacitado para superintender os cargos dos conselhos. Para driblar síndicos mal-intencionados, é recomendado que o conselho esteja a par dos balancetes e seja capacitado a lidar com números.

Cabe também ao conselho elaborar uma ata das assembleias e distribuí-las entre os moradores do condomínio.

Gerenciamento transparente

Tão importante quanto a iniciativa dos moradores é a receptividade do gestor em como combater fraudes no condomínio. A função de um síndico honesto é prover acesso e manter o nicho condominial por dentro da administração. Um gestor confiável é um gestor que não tem nada a temer.

Para sinalizar esse princípio, o síndico deve ser solene com os moradores que questionarem os gastos e levantarem a amostra das pastas do mês.

O gestor ainda pode optar por terceirizar o serviço e torná-lo público ao condomínio através de um portal oferecido por uma empresa administradora.

Através dele, os moradores podem acompanhar os pagamentos realizados pelo condomínio. A iniciativa demonstra transparência e economiza desgastes desnecessários aos envolvidos.

Acesso livre

Outra alternativa de como combater fraudes no condomínio é permitir aos moradores a interação com os gastos mensais. Todo mês, essa prestação pode ser promovida através de envios de boletos e resumos sobre as despesas do condomínio.

Essa relação de equidade inspira segurança e transmite uma boa gestão por parte do síndico.

Plantão para dúvidas

A comunicação com os moradores é um fator decisivo para uma boa administração. É essencial estar à disposição para debater com os moradores, pelo menos, em frequência quinzenal. Para divulgar as reuniões, crie grupos no WhatsApp ou distribua comunicados e cartazes em áreas comuns.

Considerações finais

Agora que você aprendeu essas dicas valiosas de como combater fraudes no condomínio, se apresse em divulgá-las no seu núcleo condominial e conte com a ASC Service para auxiliá-lo em sua administração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *