Como entrar e sair do condomínio em segurança com essas 5 dicas indispensáveis
30 de agosto de 2018
A relação de custo-benefício importa: o barato pode sair caro
3 de setembro de 2018

Coleta seletiva no condomínio e suas principais vantagens

Pensar em coleta seletiva no condomínio é um passo importante que todo bom síndico pensa em dar. A implantação de um projeto deste tipo deixará não apenas os condôminos mais felizes, mas o meio ambiente em que vivem muito mais saudável.

Porém, frequentemente temos um pouco de dificuldade em enxergar os caminhos e os reais benefícios que uma mudança dessas pode trazer.

Este texto foi desenvolvido com o intuito de, ao final, fazer com que você saiba mais sobre a coleta seletiva no condomínio e reconheça as suas principais vantagens.

Coleta seletiva no condomínio: primeiros passos

É claro que, como todas as outras decisões, quando se está avaliando a possibilidade de implementar a coleta seletiva no condomínio, você deve apresentar a sua proposta em assembleia.

A proposta deve ser bem elaborada e apresentar as principais vantagens que a reciclagem e coleta seletiva podem trazer. Entre elas, vale ressaltar:

  • Diminui a proliferação de ratos;
  • Reduz a proliferação de insetos, o que ajuda no controle de pragas como o mosquito da dengue;
  • Ajuda na preservação do meio ambiente;
  • Gera empregos;
  • Diminui o risco de grandes enchentes;
  • Educa crianças e adultos para a preservação e reaproveitamento.

Ao implantar a coleta seletiva no condomínio, é também interessante fornecer algum tipo de palestra para os moradores e investir na instalação de lixeiras coloridas com identificação nas áreas de uso comum. Assim, todos saberão como utilizar as lixeiras corretamente, além de compreender melhor a separação do lixo dentro de casa.

Não se esqueça de, também, deixar claro que pilhas, baterias e alguns tipos de eletrônicos não devem ser descartados em lixos comuns, já que a composição química pode inutilizar o restante dos produtos.

Para a retirada do lixo, você ainda terá algumas opções.

A primeira é entrar em contato com a prefeitura local. Grande parte dos municípios costuma oferecer coleta seletiva em dias específicos da semana.

Outra opção é entrar em contato com ONGs e cooperativas para o recolhimento.

Ainda há a opção de fazer o próprio descarte em um Ponto de Entrega Voluntário (PEVs) ou contar com uma prestadora de serviços.

Seja qual for a sua escolha, tome muito cuidado com a segurança do seu condomínio. Pesquise mais sobre as prestadoras de serviço ou as ONGs escolhidas para ter certeza de que são confiáveis e que a coleta não trará nenhum problema para os condôminos.

Outro ponto importante é sempre estar alerta para a disposição das lixeiras instaladas nas áreas comuns. Você jamais deve obstruir saídas de emergência ou tornar passagens muito estreitas com a adesão das lixeiras. Instale-as apenas em áreas espaçosas, de preferência bem arejadas.

Considerações finais

Se você precisa de serviços de limpeza e conservação de ótima qualidade no seu condomínio, procure a ASC Service.

Nosso modelo de conservação e limpeza é econômico e de excelente qualidade. Você ainda conta com a vantagem de contratar uma empresa que atua em condomínios do Distrito Federal e Goiás há mais de 20 anos.

Além da coleta seletiva no condomínio, um bom serviço de limpeza e conservação faz toda a diferença para o bem-estar dos seus condôminos.

Entre em contato com um de nossos consultores o quanto antes e saiba tudo a respeito dos serviços prestados pela ASC Service!

2 Comentários

  1. […] no campo de limpeza, você pode ganhar muitos pontos ao implantar a coleta seletiva. Algumas prefeituras, inclusive, oferecem prêmios e selos de reconhecimento aos condomínios que […]

  2. […] reciclagem pode colaborar com a economia de água de uma forma bastante semelhante àquela usada com o estoque […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *