Como conduzir uma assembleia de condomínio da melhor maneira possível
8 de março de 2019
Qual a diferença entre serviços de portaria e controle de acesso e serviços de segurança e vigilância?
13 de março de 2019

Chuvas no condomínio: cuidados especiais para tomar na época chuvosa

Não importa a época do ano, chuvas no condomínio sempre podem trazer prejuízos e perigos se não forem tomados os cuidados necessários. Falta de manutenção preventiva e de cuidados básicos expõem a estrutura do condomínio e a segurança dos condôminos à problemas evitáveis.

Preparar-se paras chuvas deve ser uma preocupação de todos: funcionários e condôminos devem estar cientes das atitudes necessárias para garantir a segurança e evitar dores de cabeça. Informe os cuidados que o condomínio está tomando e lembre quais ações cada um pode tomar em sua unidade para evitar as consequências das chuvas.

4 dicas de ouro para lidar melhor com as chuvas no condomínio

1. Escoamento da água

O primeiro passo para evitar problemas com chuvas no condomínio consiste na verificação dos componentes responsáveis pelo escoamento da água: telhados, calhas, ralos, grelhas, etc.

Além das áreas comuns, a avaliação deve dar maior atenção à garagem, lajes e aos espaços que possam reter água, gerando pontos de alagamento. Mapeie também possíveis infiltrações e vazamentos, principalmente aqueles que possam estar ocultos e, assim, podem acabar acumulando água e fazendo um grande estrago.

As caixas de esgoto devem estar limpas, o sistema de abertura e fechamento das encanações devem estar funcionando e desobstruídos e o fosso do elevador deve estar seco e limpo.

Caso o condomínio possua algum sistema de retirada de água, como bombas, teste periodicamente.

2. Cuidados com árvores e arbustos

Periodicamente, é necessário analisar a saúde das árvores e arbustos existentes no condomínio. A poda programada evita o surgimento de situações inesperadas e, caso necessário, solicite a presença dos órgãos municipais para retirada de galhos ou árvores mortas ou que estejam comprometendo a segurança no condomínio.

3. Sistemas elétricos e eletrônicos

Todo o sistema elétrico e de dispositivos eletrônicos devem ser testados para enfrentarem situações provocadas por chuvas nos condomínios como panes, curtos circuitos ou corte no fornecimento de energia. Verifique tudo: da iluminação de emergência aos quadros de energia.

Não se esqueça de checar se existe algum tipo de fiação exposta e pensar nas possíveis dificuldades que a comunicação interna pode sofrer durante as chuvas no condomínio.

Se o condomínio possuir gerador, certifique-se de que as vistorias de manutenção estejam em dia e acompanhe os testes de funcionamento do sistema.

4. Cuidados com a segurança

Os cuidados com as chuvas no condomínio devem se estender para todo o sistema de proteção. A chuva pode comprometer elementos importantes para a segurança de todos: comunicação interna, abertura e fechamento dos portões, alarmes e portaria são os pontos mais preocupantes.

Verifique as condições físicas dos equipamentos e cabos, elabore estratégias para contornar quedas na utilização destes sistemas e defina detalhadamente como a comunicação e a segurança serão garantidas mesmo sob condições extremas.

Além da segurança e vigilância patrimonial, é importante resguardar a segurança física dos condôminos. É natural que neste período as pessoas estejam apressadas para fugir da chuva, porém, alguns locais podem ficar úmidos, levando riscos de quedas e outros acidentes.

Treine os funcionários para intervirem rapidamente sobre estes pontos, distribua alertas de atenção e conscientize todos quanto a necessidade de maior cuidado ao transitarem nas áreas comuns.

Considerações finais

Com mais de 20 anos de experiência em administração condominial, a ASC Service atua no mercado do Distrito Federal e Goiás, oferecendo o que existe de melhor para que seu condomínio esteja sempre em pleno funcionamento.

Sabemos lidar muito bem com as chuvas no condomínio, bem como outras situações, e estamos prontos para atender o seu condomínio. Solicite hoje mesmo uma proposta clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *