4 formas práticas de gerar receita para o condomínio
25 de março de 2020
5 dicas para organizar a papelada do condomínio e reduzir a burocracia
27 de março de 2020

Cadastro de moradores aumenta a segurança do condomínio

O cadastro de moradores é, sem dúvida, uma iniciativa fundamental para assegurar a segurança do condomínio. Sobretudo quando diz respeito ao acesso de veículos, visitantes, funcionários e moradores dos edifícios. Assim, o cadastro dos inquilinos e proprietários deve ser sempre atualizado, pois garante um andamento funcional e eficiente da gestão do condomínio.

Em condomínios organizados, o cadastro de moradores deve ser obrigatoriamente bem feito. Afinal, não é de se surpreender que, devido ao aumento de riscos relativos à segurança, o cadastro do condomínio passe a ter um papel cada vez mais imperativo no controle do acesso.

Outro aspecto que deve ser realçado é, de fato, o crescimento gradativo dos condomínios. Isto é, são centenas de visitantes e moradores que saem e entram todos os dias. Isso para não mencionar a equipe de funcionários como faxineiras, empregadas domésticas, profissionais de manutenção, entre outros.

Desse modo, não é difícil constatar o quão necessário é dar atenção à atualização recorrente do cadastro de moradores. Essa é, para todos os efeitos, uma medida de prevenção e segurança de todos os envolvidos. Garante, assim, segurança para moradores, funcionários e síndicos. É, efetivamente, uma iniciativa de proteção para toda a comunidade!

Cadastro de moradores: quais os tipos?

Cadastro de moradores básico

Esse tipo de cadastro é armazenado na portaria. Ele pode ser, por exemplo, eletrônico, utilizando um software e sistema de dados próprio. Ou, de outro modo, pode ser um caderno específico para controle. Nele, pode constar o nome do principal morador, seguido de seus respectivos dependentes, bem como os empregados contratados para a unidade.

Independente de ser digital ou não, o cadastro deve contar com o número de celular de cada um dos empregados, moradores e dependentes. Além disso, precisará constar no registro o número da placa e o modelo do veículo da família.

Cadastro de moradores completo

O cadastro completo dos moradores será de acesso exclusivo do síndico do condomínio. Ou seja, o sigilo dos dados será garantido pelo mesmo.

Nessa categoria completa de registro, deverão ser disponibilizadas informações como, por exemplo, RG e CPF. Além disso, informações como e mail, celular, contato de trabalho e outros dados pessoais também deverão ser fornecidas.

A depender do modelo adotado no cadastro de moradores de cada condomínio, outros dados adicionais poderão ser requisitados para fins de casos emergenciais.

Em suma, independente do tipo adotado de cadastro, sua realização adquirirá força maior uma vez que for aprovada por parte da assembleia do condomínio. Assim, se torna possível, em alguns casos, estabelecer e empregar multas àqueles que se negarem a colaborar com as informações.

Considerações finais

Como percebido acima, o cadastro de moradores é uma medida de segurança adotada por condomínios para proteger o coletivo. Colaborar para sua realização garante segurança para toda a comunidade, pois assegura um maior controle de acesso ao condomínio. Essa é uma das iniciativas apoiadas pela ASC Service, empresa especializada na melhor gestão e segurança para condomínios. Para conhecer mais do nosso trabalho, acesse nosso site e converse com nossos especialistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *