Segurança privada em Brasília, Goiás e Santa Catarina: 5 dicas para contratar
24 de janeiro de 2020
Portaria remota em Brasília: conheça uma solução 100% eficaz
30 de janeiro de 2020

Barulho no apartamento ao lado: como agir?

O barulho no apartamento ao lado é um problema muito comum enfrentado por moradores de condomínios e apartamentos. Da mesma forma, podem se bem complicados de resolver. O barulho no apartamento ao lado pode incomodar e até mesmo atrapalhar o sono. Para isso há algumas alternativas que ajudam a amenizar a situação ou resolver problemas como esse.

Barulhos como cães latindo, móveis arrastando, crianças correndo, festas, músicas altas, entre outros, podem ser grande incômodo para os moradores vizinhos. Desta forma, costumam ser expostos esses problemas nas reuniões condominiais, quando não são resolvidas em particular. Para isso há algumas estratégias de administração que estão respaldadas na lei.

Entretanto, para uma boa convivência entre vizinhos, é necessário que haja bom senso de ambos. Contudo, se torna substancial o estabelecimento de regras que valem para todos os moradores. Essas regras garantam o direito ao sossego e tranquilidade nos horários de descanso.

Desta forma, deve ser implantado um regulamento interno no condomínio. Este deve ficar visível a todos os moradores, servindo para que o síndico possa se basear para o cumprimento das regras.

Horário do silêncio

Normalmente em condomínios o horário convencional para aceitar barulho é das 8 horas da manhã até as 22 horas. Pode haver exceções dependendo do dia da semana para salões de festa do condomínio ou áreas de lazer.

O que ocorre é que tudo deve ser regulamentado, além de estabelecer punições para quem descumprir essas normas. Comumente são estipuladas multas após advertências com o intuito de conscientizar os moradores que devem ser cumpridas as regras do condomínio a fim de promover uma boa convivência entre todos.

Atualmente, pode haver uma flexibilidade de horários de tolerância devido ao perfil dos condomínios, onde moram pessoas mais jovens, por exemplo, e que estão de acordo com os regulamentos. Mas isso não é tão comum e, muitas vezes, dependendo da estrutura dos prédios, o menor barulho é motivo para incomodar o vizinho, então deve-se recorrer a isolamentos acústicos mais eficientes e que forneçam o conforto acústico desejado.

Isolamento acústico para evitar o barulho no apartamento ao lado

Nessa perspectiva, o isolamento acústico é benéfico tanto para os vizinhos que não desejam escutar os ruídos, quanto para os que podem ficar mais tranquilos quanto a estar fazendo barulhos que podem ser motivo de estresse. Desta forma, não é preciso “pisar em ovos” dentro de sua própria casa e ficar mais à vontade. Sendo assim, é possível que o isolamento seja feito em parceria entre os vizinhos dividindo a despesas, entrando em um acordo.

Logo, a atuação de síndico é muito importante para mediar entre vizinhos e promover a solução de problemas comuns em condomínios, como este.

Caso você tenha problemas com barulho no apartamento ao lado, você pode relatar que são recorrentes e qual a intensidade do som para a administração ou síndicos de condomínio. Desta forma, caso os barulhos sejam recorrentes, mas não sejam intensos, talvez seja a hora de substituir o isolamento acústico existente por um mais eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *