Automação de sistemas prediais nos condomínios residenciais para melhorar a gestão
3 de outubro de 2018
Posso alugar garagem do condomínio para pessoa que não mora nele?
15 de outubro de 2018

Aumentar a participação dos condôminos nas assembleias com essas 5 dicas

Aumentar a participação dos condôminos nas assembleias é, ao menos em tese, uma excelente forma de cada um colaborar para a gestão dos espaços de convivência e do patrimônio, além de garantir a qualidade de vida de todos os residentes.

Em termos práticos, porém, poucas pessoas demonstram ter a “paciência” ou o “tempo” necessário para se aprofundar em questões que, no fim das contas, é de seu próprio interesse.

Há, também, a sensação de que as assembleias são chatas e promovem poucas (ou nenhuma) mudanças efetivas. Porém, as coisas não precisam correr dessa forma.

Confira, ao longo deste artigo, 5 excelentes dicas para virar esse jogo e aumentar a participação dos condôminos nas assembleias. Boa leitura!

Veja como aumentar a participação dos condôminos nas assembleias com essas 5 dicas

Coloque na pauta poucos itens para discussão

A preparação prévia é fundamental para o sucesso da assembleia. Lembre-se de que planejar a reunião é muito diferente de apenas elaborar uma lista de tópicos a serem discutidos.

Para aumentar a participação dos condôminos nas assembleias, além de inserir poucos assuntos, é preciso se assegurar que eles sejam realmente úteis e, principalmente, se relacionem aos objetivos principais de cada assembleia.

A objetividade e a clareza dos itens devem ser construídas de modo a levar os condôminos a agirem na prática, uma vez que conceitos vagos são contraproducentes e podem gerar confusão nas pessoas.

Inclua sempre os assuntos de interesse coletivo e de melhoria na convivência

Os assuntos de interesse coletivo devem ser propostos logo no início da reunião, sobretudo aqueles que tiverem o maior potencial de levantar polêmicas. Após apresentá-los, é conveniente deixá-los para a parte final, pois isso contribui para aumentar a participação dos condôminos nas assembleias.

Nesse contexto, os assuntos relacionados à melhoria da convivência não podem faltar em nenhum encontro, pois eles geram a sensação, nos participantes, de que suas reclamações e sugestões serão levadas a sério por todos.

Implante a assembleia virtual para que todos possam participar

Lembra daquelas alegações de que os moradores não dispõem de tempo para participar das assembleias? Nos dias atuais, é forçoso reconhecer que isso pode ser mais do que mera desculpa para não comparecer às reuniões.

De fato, todos sabemos o quanto nosso dia a dia tem se tornado cada vez mais corrido, não é mesmo? É por isso que utilizar a tecnologia a seu favor e implantar a assembleia virtual pode ser a solução que o seu condomínio precisa para assegurar o envolvimento dos condôminos.

Não permita que assuntos externos interfiram no andamento da assembleia

A objetividade é a chave para o sucesso de qualquer reunião. Se você permitir que o assunto descambe para temas não relacionados, será muito mais difícil aumentar a participação dos condôminos nas assembleias.

Logo, é crucial desenvolver uma metodologia capaz de fazer com que todos os participantes retornem ao foco caso haja um claro desvio no andamento da assembleia.

Definir horário de início e fim da assembleia

Os horários de início e fim da assembleia devem estar presentes na própria convocação, independentemente da forma utilizada (e-mails, mensagens no WhatsApp ou impressos, por exemplo).

Para aumentar a participação dos condôminos nas assembleias, o próximo desafio é fazer com que todos os assuntos caibam no tempo definido. Embora essa tarefa não seja fácil, ela é muito importante, pois ajuda a manter a organização do encontro.

Considerações finais

Se você deseja otimizar a gestão do seu condomínio, então, precisa conhecer o Grupo ASC. Ele atua na região do Distrito Federal. Goiás e Santa Catarina e é composto por organizações especializadas em todos os tipos de serviços de infraestrutura predial.

Gostou do artigo? Então, entre em contato conosco e confira as melhores soluções em gestão condominial!

4 Comentários

  1. […] Vale lembrar que o seguro do condomínio é uma despesa ordinária. Desta forma, ela é dividida entre os moradores entre as taxas que necessitam ser pagas mensalmente. Por isso, caso o plano já cubra todas as necessidades obrigatórias e seja estudada uma possibilidade de ampliação, todos os moradores devem aprovar em reunião. […]

  2. […] em seu condomínio contribui para manter sua viabilidade financeira e, principalmente, mostrar aos condôminos o seu compromisso em ajudar o meio […]

  3. […] das maiores vantagens da assembleia virtual é o aumento da participação dos condôminos, uma vez que na assembleia presencial nem a metade dos moradores […]

  4. […] que elas sejam rapidamente controladas e que o conflito seja enviado à votação. Desta forma, prevalecerá a vontade coletiva e o síndico não precisará tomar […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *