Como seu condomínio pode ajudar o meio ambiente
27 de novembro de 2018
Como alugar meu imóvel com tranquilidade? Nós respondemos!
30 de novembro de 2018

Assembleia virtual: uma ferramenta a favor dos condomínios

O mundo da tecnologia vem avançando a cada dia, o que traz muitas facilidades para o cotidiano que, por sua vez, anda cada vez mais corrido. Uma dessas facilidades, por exemplo, é evidenciada pelo surgimento da ferramenta de assembleia virtual.

Ela vem se tornando uma realidade comum em diversos condomínios, trazendo vantagens e conforto a seus moradores.

A ASC Condomínios, por exemplo, oferece esta tecnologia aos seus clientes para facilitar a comunicação e interação entre os moradores.

Isso aumenta a participação e proporciona ganho de tempo com debates antes da realização da assembleia presencial. No fim das contas, todos ganham. Se você ainda não conhece sobre essa maravilha tecnológica, confira a seguir o conteúdo que preparamos para esclarecer suas dúvidas.

Em que consiste a assembleia virtual?

Basicamente, uma assembleia virtual nada mais é que a tradicional assembleia de condomínio, mas realizada via internet. Isso significa que ao invés de cada condômino se deslocar para uma reunião presencial para debater sobre determinado assunto, ele poderá fazer isso virtualmente de onde estiver.

Entretanto, é importante notar que, para validar a assembleia virtual, é necessário obedecer determinados requisitos. Um dos mais importantes é que ela não seja proibida na Convenção Condominial.

Nesses casos, para evitar complicações, cabe ao síndico propor uma alteração na convenção, determinando que pode ser usada essa ferramenta.

O segundo requisito é que é necessária a adesão de todos os envolvidos, bem como capacitação e treinamento. Isso ajuda a evitar que algum condômino com dificuldade em usar algum tipo de tecnologia perca a assembleia, por exemplo.

Por último, mas não menos importante, o outro requisito é a adesão de uma ferramenta confiável. A plataforma deve ser à prova de fraudes, possibilitando a auditoria de votos e controle de procurações.

Isso sempre obedecendo aos preceitos previstos no Código Civil, pois dessa forma a validade será a mesma do caso da assembleia presencial.

Qual o funcionamento da assembleia online?

Para que haja uma assembleia virtual, será necessário que o síndico convoque todos os condôminos para que façam seus respectivos cadastros na ferramenta. Assim que realizada a inscrição, todos já podem fazer parte da criação de pautas e das votações em si.

Em caso de algum condômino necessitar de procuração para realização do voto, o mesmo deverá pedir ao síndico uma espécie de modelo. Assim, a votação de qualquer assunto ficará por um tempo aberta. Ao término, basta encaminhar a ata para a realização do registro no cartório.

Quando usar a assembleia online?

Segundo especialistas, o ideal é usar a assembleia virtual apenas com assuntos menos complexos, que envolvem custos financeiros baixos do condomínio. Para assuntos de grandes obras e assuntos complexos, uma assembleia tradicional pode ser a mais indicada.

Vantagens da assembleia virtual

Uma das maiores vantagens da assembleia virtual é o aumento da participação dos condôminos, uma vez que na assembleia presencial nem a metade dos moradores participa.

Outra vantagem da assembleia virtual é que oferece maior objetividade nos assuntos e menor recorrência de conflitos comuns em assembleias presenciais. Na prática, portanto, com a assembleia virtual, a reunião será mais organizada e objetiva.

Se você quer saber como a ferramenta da ASC Condomínios pode facilitar as assembleias de seu condomínio, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para lhe atender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *