Condomínio no vermelho? Crie alternativas para cortar custos
15 de agosto de 2018
Não traga caos para o seu condomínio: contrate certo com essas dicas para avaliar prestadoras de serviço
21 de agosto de 2018

Aliciamento de síndicos: um problema crescente

A corrupção é um problema cada vez maior, principalmente com quem lida com valores significativos. Infelizmente, os condomínios também estão sujeitos a problemas relacionados a desvio de dinheiro e aliciamento de síndicos.

Neste texto falaremos a respeito de suborno, desvio de dinheiro e propina que podem deixar o seu condomínio no vermelho. Problemas estes que têm enormes chances de ligação com o aliciamento de síndicos.

Continue lendo para se informar mais e procurar formas de resolver este inconveniente que se torna cada vez mais comum.

Os sinais de aliciamento de síndicos

Ao escolher alguém para a gestão do seu condomínio, você provavelmente teve alguns parâmetros iniciais em mente. Tendemos a escolher aqueles que representam melhor os interesses coletivos dos moradores e, ao mesmo tempo, aparentam ser honestos o bastante para lidar com o dinheiro de todos de maneira correta.

Por isso pode ser mais difícil desconfiar de um síndico escolhido por você, o que pode agravar o problema a longo prazo. O aliciamento de síndicos, inicialmente, pode passar despercebido sem um acompanhamento constante do fluxo de caixa do condomínio. Por vezes, é difícil de notar mesmo com a contratação de uma auditoria profissional.

A longo prazo, porém, os rombos acabam mais evidentes, mas também aumentam os prejuízos. Deixar que o condomínio chegue a uma situação extrema e acabe no vermelho nunca é uma boa opção.

O ideal seria jamais fechar os olhos para as ações do síndico, por mais que os condôminos confiem nele: um pequeno grupo pode, por exemplo, ser responsável por revisar os gastos mensais.

Além disso, a assembleia jamais deverá permitir que o síndico tome decisões sozinho, excetuando, é claro, aquelas de caráter emergencial. Todos devem tomar parte na avaliação de orçamentos e revisão da prestação de contas.

É importante também que o responsável seja sempre aberto e transparente quanto as suas ações. O aliciamento de síndicos é uma probabilidade muito forte quando os números da prestação de contas não batem ou, pior, o síndico parece não estar disposto a compartilhar essas informações essenciais com os condôminos.

Mesmo que o seu condomínio conte com serviços de administração de condomínios, não deixe de ficar alerta. Sempre pesquise outros clientes e busque saber o que acham da empresa.

Jamais deixe-se convencer apenas pelo preço inicial, afinal, mais tarde, problemas como o aliciamento de síndicos ou mesmo o desvio de verbas do condomínio podem aparecer.

O ideal é buscar empresas tradicionais, que tenham conhecimento da área e demonstram uma forte confiabilidade por parte dos clientes ao longo de um tempo considerável.

A administração do seu condomínio precisa ser tratada com a seriedade que esta tarefa exige. Portanto, não há espaço para experimentação com empresas ou profissionais de procedência duvidosa.

Considerações finais

Para evitar problemas graves na administração do seu condomínio como o aliciamento de síndicos, busque a ajuda de empresas que trabalham com seriedade e têm amplo conhecimento de mercado.

A ASC Service tem inúmeros clientes satisfeitos que confiaram nos mais de 20 anos de experiência da empresa na área de Goiás e Distrito Federal. Entre em contato o quanto antes com um de nossos consultores e saiba mais sobre como a ASC Service pode ajudar o seu condomínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *